"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Festival MENTAL

O arranque da 8.ª edição do MENTAL aconteceu na sessão do passado dia 10 de maio onde se apresentou o livro "O Jogo de Veneno" de Ricardo Belo de Morais, a publicação MENTAL deste ano. Já a partir desta quinta-feira, dia 16 de maio, e até domingo (19), o Cinema São Jorge em Lisboa será a casa da programação MENTAL.

16 Mai a 19 Mai 2024

Cinema S. Jorge
Av da Liberdade, 175, 1250-141 Lisboa
Em 2024 o MENTAL tem como principal objetivo com a sua programação dar continuidade e reforçar a necessidade de falar sobre saúde e doença mental no espaço público. Depois de vários anos em que o assunto era vastamente discutido graças aos efeitos psicológicos nocivos de uma pandemia, o festival propõe-se a não deixar o discurso voltar à escuridão agora que o estado de alerta acabou. É por isso mesmo que neste ano o evento propõe refletir sobre temas como Saúde Mental na Comunicação Social, na Burocracia do nosso dia-a-dia e também no mundo da Música.

No primeiro dia do MENTAL no Cinema São Jorge, quinta-feira 16 de maio, a programação começa com uma sessão de curtas-metragens do Mental Jovem e sessão de Q&A com Maria João Barros (psicóloga clínica e júri do Festival Mental) e Francisco Costa (júri e curador do Festival Mental). Há a exibição do documentário argentino “Un bolso lleno de carteras” (2021) e finalmente o M-Debate, que este ano se centra em temas como Ghosting e Dating e conta com um painel muito diversificado de pessoas como Paulo Bastos (jornalista), Rita Sepúlveda (investigadora), Tânia Graça (psicóloga e sexóloga) e Vanessa Damásio (psicóloga).

A 17 de maio o dia começa com mais uma sessão Mental Jovem, desta vez com a encenação do Teatro terapêutico da Unidade W+ da Scml. Há a primeira sessão do M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas e Médias-Metragens - os filmes de cada sessão podem ser consultados no site - e a primeira M-Talk da 8.ª edição do festival. “Saúde Mental e Burocracia” é o tema que conduz esta M-Talk moderada por Henda Vieira-Lopes (psicólogo da AfroPsi) e conta com a participação de Isabel Passarinho (Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental), Ana Rocha (realizadora do filme “Listen”, argumentista, artista plástica e atriz) e Liliana Dias (psicóloga). O filme temático desta M-Talk e que será visionado após a conversa é o “Listen” (2020) de Ana Rocha.

No sábado, dia 18 de maio, o dia começa cedo no Cinema São Jorge com um debate promovido pela plataforma Gerador, “Abuso sexual e moral no ensino superior” é o tema. Há uma sessão do Mental Sénior e do M-Cinema. A M-Talk deste dia é a focada na saúde mental no mundo da música, com moderação de Lia Pereira (jornalista da BLITZ/Expresso) e com participações de Ana Franganito (musicoterapeuta do Hospital Júlio de Matos), Cheila Rocha (psicóloga da AfroPsi), Sara Bahia (Ordem dos Psicólogos) e Maria Picas (compositora e letrista). O filme temático a acompanhar a M-Talk dedicada à música é o “Tár” (2022), de Todd Field.

No último dia de programação no Cinema São Jorge, a 19 de maio, o dia arranca com um workshop Dança Movimento Terapia (DMT) e avança com um concerto dos The Ziguais, banda que foi fundada em 2002 pela APPDA LISBOA, uma associação que apoia pessoas com autismo e suas famílias. O M-Cinema tem a sua última sessão desta edição do MENTAL e a M-Talk do dia fala-nos sobre saúde mental no mundo da comunicação social. Moderada por Florbela Godinho (jornalista da RTP), a conversa conta com participações de Andresa Oliveira (psicóloga clínica da Ordem dos Psicólogos), Vítor Cotovio (psiquiatra, membro do Conselho Nacional de Saúde Mental), Filipe Pereira (diretor da Carma) e Ana Vaz (psicóloga da AfroPsi). O filme temático deste dia é o “O Repórter da Noite” (2022), de Dan Gilroy.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
98,175,051