O Canto Coral marca, uma vez mais, presença na Sé de Braga, depois da Missa-Concerto do Coro da Catedral de St. Bavo, em Haarlem, na Holanda, na segunda quinzena de Outubro.
O Coral Litúrgico de Nossa Senhora do Sameiro é recebido a 12 de novembro, às 21h30, na Catedral bracarense, no âmbito do lançamento do livro ‘Subimos Jubilosos a Cantar – Cânticos a Nossa Senhora do Sameiro’, uma coletânea reunida por Arnaldo Vareiro, diretor artístico do grupo coral.
De acordo com a organização do evento, o Coro do Sameiro irá interpretar “algumas das canções presentes na obra”.
A entrada no evento é gratuita.
O Coral Litúrgico Nossa Senhora do Sameiro foi fundado em 26 de Abril de 1987, pelo Reitor da Basílica do Sameiro, Cónego José Borges. É, hoje, composto por cerca de 40 elementos e interpreta música litúrgica a 3 e 4 vozes mistas, às quais se associa o restante coro, tendo como diretor artístico Arnado Vareiro.
Nascido na Póvoa de Varzim, Arnaldo Vareiro iniciou os seus estudos musicais nos seminários arquidiocesanos de Braga. Começou a sua atividade musical, em 2002, como diretor artístico do Grupo Coral da Paróquia de Nossa Senhora da Lapa, na Póvoa do Varzim, função que ainda exerce. Em 2007, concluiu o Mestrado Integrado de Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, no Porto, com a tese ‘Santo Atanásio e o mistério da Encarnação do Verbo’. Desde 2009, é diretor artístico do Coral Litúrgico Nossa Senhora do Sameiro. É membro da Comissão Administrativa da Confraria da Senhora do Sameiro e colaborador em diversos órgãos de comunicação social local. É diretor artístico, desde 2015, do Grupo Coral Paroquial de Santa Maria Maior e Sé Primaz de Braga.