"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

Encontros de Pedagogia Social: “Formar, investigar e servir”

Sob o lema "Formar, investigar e servir”, decorre no dia 22 maio de 2024, na Universidade Católica Portuguesa no Porto, mais uma edição do evento anual “Encontros de Pedagogia Social”. 

22 Mai 2024  |  09h00

Universidade Católica Portuguesa no Porto
Rua de Diogo Botelho 1327 Foz do Douro 4150-094 Porto
Preço
Entrada livre
Promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, este evento pretende ser um espaço de partilha, reflexão e debate, procurando soluções educacionais para desafios como a pobreza, a exclusão, a marginalização, entre outros. É dirigido a todas as pessoas interessadas na problemática da educação e da solidariedade social, estudantes, investigadores e profissionais.

Enquanto ciência da educação referente aos processos de formação ao longo da vida desenvolvidos numa perspetiva de solidariedade social, a Pedagogia Social tem vindo a ser trabalhada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto (FEP-UCP), desde 2004, segundo um paradigma de formação que visa combinar a aprendizagem académica com as dinâmicas de serviço à comunidade. Neste sentido, o evento reunirá um conjunto de oradores com conhecimento teórico-prático relevante nomeadamente no campo da intervenção socioeducativa e do desenvolvimento sociocomunitário.

A Pedagogia Social, destaca a intervenção social concentrando-se na educação como uma ferramenta para promover a inclusão social, a igualdade e a justiça social. Ela procura intervir em questões sociais e comunitárias, buscando soluções educacionais para desafios como pobreza, exclusão, marginalização, entre outros.

“A Pedagogia Social é uma abordagem educacional que procura promover o desenvolvimento pessoal e social através da educação, enfatizando a participação, a inclusão e a cidadania ativa”, indica Isabel Baptista, membro da comissão organizadora do evento e coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia.

A responsável acrescenta ainda que os "Encontros de Pedagogia Social reunirão pessoas que se interessam verdadeiramente pelos desafios da educação e da solidariedade social, promovendo a partilha de informação através de workshops e debates, contribuindo para a difusão da informação e para a construção de uma sociedade mais justa”.

A sessão de abertura conta com Raquel Matos, diretora da FEP-UCP, Isabel Baptista e Joaquim Azevedo. O programa inclui ainda uma variedade de atividades, desde conferências sobre a formação ao longo da vida e a aprendizagem, sessões de debate e workshops temáticos, onde serão abordados temas como “Aprendizagem em Serviço”, “Educação, Participação e Cidadania”, “Educação e Inclusão Social”, “Unidade de Crianças e Jovens com Espectro Autista”, “Porto, uma cidade amiga de pessoas idosas” e “Filosofia para Crianças”.

O evento “Encontros de Pedagogia Social 2024” terá lugar no Auditório Carvalho Guerra no dia 22 de maio das 09h00 às 17h00.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "MUDA"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança "Muda" pela Companhia Clara Andermatt.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "A Voz de Ives"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para concerto que faz parte da programação do Festival Internacional de Música de Espinho e terá lugar no próximo dia 19 de julho (sexta-feira), às 22h00. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
94,242,616