"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Jazz na Real Vinícola - Farol: Carlos Azevedo & Orquestra Jazz de Matosinhos

A Orquestra Jazz de Matosinhos é a grande anfitriã da série de concertos de entrada gratuita que ocupa o quarteirão da Real Vinícola de Matosinhos durante o mês de junho.

22 Jun 2024  |  15h00

Real Vinícola, Matosinhos
Avenida Menéres, 456
Preço
Entrada livre
Uma oportunidade para ouvir música completamente nova da pena de alguns dos mais surpreendentes nomes da composição contemporânea no universo do jazz, recordar temas do pianista e compositor Carlos Azevedo que moldaram a identidade sonora da OJM, sob a direcção do próprio, e testemunhar o desafio colocado ao arrojado trompetista Peter Evans para percorrer temas dos discos lendários do jazz, Miles Ahead e Porgy and Bess da dupla Miles Davis-Gil Evans.

Carlos Azevedo é uma figura indissociável da Orquestra Jazz de Matosinhos. Co-dirigiu a big band até 2021 e escreveu para ela muita música afirmando-se como uma força transformadora da sua identidade sonora. Foi por isso inevitável registar em disco parte dessa música, deixar essa marca no tempo e na história da própria OJM. Este concerto é uma celebração do lançamento do disco Farol: Música de Carlos Azevedo que junta a Orquestra Jazz de Matosinhos a Chris Cheek, mas não só. Neste concerto, que terá Azevedo no leme, poderemos ainda ouvir um tema novo do compositor e ainda dois arranjos feitos para temas de Fred Hersch e Carlos Bica, fruto de encontros anteriores com a Orquestra Jazz de Matosinhos.

Sábado, 22 de junho, às 15h na Praça Exterior da Real Vinícola em Matosinhos.
Entrada livre!

15 de junho, sábado, às 18:00 Today is the Question! – Compositoras do Nosso Tempo
22 de junho, sábado, às 15:00 Farol: Carlos Azevedo & OJM
29 de junho, sábado, às 18:00 Miles Ahead e Porgy and Bess: OJM & Peter Evans
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,304,449