"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Encontros

Liberdade Religiosa

50 anos de religião vivida no pós-25 de abril

4 Jul 2024  |  14h00

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Campo Grande, 245 – 1700-091 Lisboa
No pós-25 de Abril, a lei da liberdade religiosa tem sido importante para a vivência da religiosidade na sociedade portuguesa.

A criação deste enquadramento legal, em 2001, foi um passo importante para o reconhecimento e proteção das diversas expressões religiosas no país, e para que se possa vivê-las em plena liberdade.

Este encontro, inserido nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, pretende refletir sobre a análise da sua aplicação, exercício e reivindicação no contexto português.

Contando com as vozes de pessoas com diversas afinidades religiosas e espirituais, e com base na sua experiência vivida, a proposta é debater sobre o conceito de liberdade (religiosa) após o 25 de Abril de 1974 e sobre quem inclui ou exclui, tanto na sua formulação legal como no quotidiano.

Pretende-se refletir para além das narrativas institucionais, garantindo participação da sociedade civil e orientando a discussão relativa à liberdade religiosa para três temas agregadores: género, novas gerações e (des)colonialidades.

>> Mais informações
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "MUDA"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança "Muda" pela Companhia Clara Andermatt.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "A Voz de Ives"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para concerto que faz parte da programação do Festival Internacional de Música de Espinho e terá lugar no próximo dia 19 de julho (sexta-feira), às 22h00. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
94,244,273