"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Abraço ao Infinito" de Bettina Vaz Guimarães

Nas 280 pinturas que compõem a mostra, especialmente pensada para o espaço da antiga Capela do Fundador do Convento de N. Srª. da Piedade dos Carmelitas Descalços, a artista explora uma nova paleta de cores inspirada nas ruas de Lisboa. Foram as formas, a arquitetura, a paisagem, as cores e a luminosidade, as cenas do quotidiano desta cidade que definiriam por onde seguiria a sua pintura.

28 Jun a 29 Set 2024

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália | 2750-800 Cascais

Nesta exposição quero que o visitante mergulhe no meu universo com infinitas soluções, são muitas pinturas e pode se sentir-se confuso e oprimido. Entre no meu universo e deixe-se envolver. Respire com calma, olhe com atenção, escolha 3 obras que você gostou, saia da sala, retorne e escolha mais 2. Esta exposição é para olhar, olhar os detalhes. Cada vez notará mais pormenores...

Bettina Vaz Guimarães 

Vivo e trabalho em São Paulo e algum tempo em Lisboa.

Minha produção artística abrange pintura, desenho, instalações e site-specific. A pesquisa que tenho desenvolvido é sobre cor, forma, tonalidades, subtis diferenças entre elas. Observo as cores de tudo que me rodeia e como elas se comportam quando encontram com outras.

Em “Abraço ao Infinito” exploro intensamente o universo cromático. A exposição é um site specific com (280) pinturas dispostas lado a lado e formado pelo conjunto de pinturas da série "Elementos". Cada obra tem 24x32cm e foram produzidas entre 2018 e 2024.

Uso tinta acrílica sobre papel e ocasionalmente grafite e lápis de cor.

A configuração da obra enfatiza a interrelação continua entre elas, refletindo a complexidade do mundo atual. Comparo as interações com a sociedade e ao comportamento humano onde influencias mutuas geram novas perceções.

Minha pesquisa atual concentra-se nas interações entre forma, cor, contrastes e tonalidades. Trabalho com várias pinturas simultaneamente permitindo que uma imagem influencie a outra. A criação pela produção das pinturas tem um quê de obsessão, onde por vezes me questiono, quantas obras consigo fazer em uma mesma série?

Principais exposições:
Achadouros – Curadoria João Silvério - Cisterna Galeria – Lisboa
Azul pintado de Azul – Galeria Andrea Rehder – São Paulo;
Laboratório de Cores – Museu Nacional de Ciência e História Natural de Lisboa; About Change – Curadoria Marina Galvani - Washington, DC. USA; Studiolo XXI– desenho e afinidades – Curadoria Fatima Lambert - Fundação Eugenio de Almeida – Évora; Abstracion – Galeria Fernando Pradilla – Madrid; Pinturas e Desenhos - FUNARTE de Artes Visuais São Paulo; Pinturas e Desenhos Programa Anual de exposições do Centro Cultural São Paulo;
Obras em Espaços Públicos: Mac Usp – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São PauloSENAC São CarlosBienal da Bolívia – SiartPinacoteca Municipal “Miguel Dutra”- Piracicaba;
Casa da Cultura da América Latina Brasília; Museu Victor Meirelles, Florianópolis; Museu de Arte Contemporânea de Campinas; Museu Universitário de Arte de Uberlândia SP – Muna

Horário: 
De terça a domingo das 10h às 18h
Última entrada às 17h40

>> Bilhetes

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Passos na Floresta"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Passos na Floresta" de Carlos J. Pessoa, a ser apresentado pelo Teatro da Garagem nos dias 13 e 14 de setembro, no Teatro Garcia de Resende em Évora, às 21h30.

Visitas
96,347,563