Teatro
"Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança" estreia na Culturgest
Elmano Sancho leva à Culturgest um espectáculo acerca do significado do sacrifício nos dias de hoje, partindo de casos descritos no Antigo Testamento, tal como o episódio de Isaac e Abraão, ou do ritual do sacrifício individual para salvar o colectivo na mitologia grega.
11 Set a 14 Set 2024
O antigo testamento fala-nos do sacrifício de Isaac por Abrãao, em que o filho é substituído por um cordeiro depois da intervenção do anjo de Deus. Na mitologia grega, o ritual do sacrifício individual existe para salvar o coletivo. Em tempos de guerra, pragas e crises, o ato sacrificial permite salvaguardar a sobrevivência da comunidade e libertar a cidade de desgraças.
O encenador e dramaturgo Elmano Sancho procura assim descobrir qual o significado do sacrifício nos dias de hoje através das seguintes questões: Mas, afinal, quem são as pessoas que se sacrificam? Sacrificam-se de forma voluntária ou são forçadas? E o que significa o Sacrifício, hoje, na sociedade individualista da perversão, ancorada na falsa ideologia de segurança e na ausência de comunidade?
"O tema central do espetáculo é o sacrifício entendido como sinal de libertação. O Deus do Judaísmo-Cristianismo não quer mais o sacrifício real (Mateus 12, 7). A palavra divina interrompe a encenação sacrificial, salva o filho de Abraão, substitui-o por um cordeiro e abre caminho ao diálogo. Nesta proposta, o sacrifício não é sinónimo de violência indiscriminada/reprovável, mas o meio para reafirmar o diálogo", explica Elmano Sancho.
O espetáculo - ficção distópica e (pós) apocalíptica - tem como ponto de partida o relatório Pilecki. Witold Pilecki entregou-se às SS, voluntariamente, com o intuito de criar uma organização clandestina de resistência em Auschwitz e para redigir um documento: o único relatório existente sobre os primeiros anos nos campos de concentração que daria a conhecer ao mundo o terror da Shoah. Este sacrifício é o mote para lançar as premissas de uma obra sobre a resistência, que se apoia em artistas como David Wojnarowicz, Nan Goldin, Francis Bacon, Angelica Liddell, Pier Paolo Pasolini, o historiador René Girard ("A Violência e o Sagrado") e a filósofa Anne Dufoumantelle, mas, também, na história das gerações perdidas, bem como no estudo da simbologia, léxico e meios de luta que surgiram contra a inércia política: genocídio, triângulo rosa invertido (depois apropriado pela Act Up), artivismo-graffiti, linguagem audiovisual/publicitária, logo/lema, memorial, vala comum, testemunho real, cântico/oferenda/totem.
A estrutura do texto é composta por dez quadros que retratam um determinado período da história. Cada quadro representa uma conversa, silenciosa, com figuras reais ou imaginárias: Witold Pilecki (Segunda Guerra Mundial); Hebe de Bonafini (Mães de Maio); David Wojnarowizc (Epidemia do VIH/SIDA); Gaël Faye e Beata Umubyeyi Mairesse (Genicídio do Ruanda); Susan Sontag (11 de setembro de 2001); Laurent Gaudé (Atentados de Paris de 2015); Delphine Horvilleur (Conflito Israelo-Palestiniano) e Deus (atualidade).
"O vaivém entre o íntimo e o universal, a seriedade e o humor, a esperança e o desespero, a dúvida e o conhecimento, o desconforto e a incerteza, pauta a história que, aqui e agora, se procura contar: a da defesa incessante da democracia e da liberdade, ontem, hoje e amanhã",refere Elmano Sancho.
Os bilhetes custam 14€ (ver descontos) e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.
Sobre Elmano Sancho
Elmano Sancho é um ator premiado, dramaturgo e autor dos textos I Can’t Breathe (2015), Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho (2019) e a trilogia "Maria, A Mãe" (2020), "Jesus, o Filho" (2021) e "José, o Pai" (2022). Com uma larga experiência em palcos nacionais e internacionais, no cinema e na televisão, encenou uma dezena de peças de teatro.
AGENDA
Ponte de Lima - 4 de outubro 2024 - Teatro Diogo Bernardes
Viseu - 11 de outubro 2024 - Teatro Viriato
Torres Novas - 18 de outubro 2024 - Cine-Teatro Virgínia
Famalicão - 25 de outubro 2024 - Casa das Artes de Famalicão
Coimbra - 31 de outubro 2024 - TAGV: Teatro Académico de Gil Vicente
Aveiro - 2 de novembro 2024 - Teatro Aveirense
Portalegre - 9 de novembro 2024 - CAE Portalegre
Ficha Técnica
Texto e encenação: Elmano Sancho
Interpretação: Custódia Gallego, Duarte Melo, Elmano Sancho, Lucília Raimundo, Rafael Carvalho
Assistência de encenação: Paulo Lage
Cenografia: Samantha Silva
Figurinos: Ana Paula Rocha
Desenho de luz: Pedro Nabais
Fotografia: Sofia Berberan
Coprodução: Loup Solitaire, Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos, TAGV - Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Viriato, Teatro Virgínia, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Diogo Bernardes
Parcerias e acolhimentos: Abraço, ACEGIS, Aguinenso, Apoiar, AVIPG, CAE Portalegre, Teatro Aveirense
Audiodescrição sessões Culturgest: AR Produções, Lda