"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Literatura

Utopia: Mais de uma dezena de formações com o “livro” como guia

Atividades vão contar com orientação de figuras de renome do panorama cultural, como João Tordo, Patrícia Müller ou Martim Sousa Tavares.

15 Nov a 24 Nov 2024

Braga

Entre 15 e 24 de novembro, todos os caminhos dos amantes de literatura vão dar a Braga, cidade que se prepara para a segunda edição do Festival Literário Utopia. Com uma programação diversificada, além de várias conversas, entrevistas de vida com autores, apresentações de livros, entre outros momentos, o Festival vai também desafiar os visitantes a adquirir novos conhecimentos e a desenvolver competências, sempre com os livros e a escrita como guia condutor. Ao todo são 14 as oficinas, masterclasses, workshops e cursosque o Utopia propõe e que contam com a presença de nomes bem conhecidos dos leitores.

Entre o Direito, a música de Carlos Tê e o mundo da ilustração

O primeiro fim de semana do Utopia fica marcado por diversas atividades que contam com nomes de peso do panorama cultural português, explorando diferentes conceitos. A presença do ex-ministro da justiça, Álvaro Laborinho Lúcio, no dia 16 de outubro, assinala o arranque dos cursos no Festival com a formação “Direito e Literatura”. Em parceria com a Universidade do Minho, e com curadoria da docente da instituição de ensino, Joana Aguiar e Silva, o curso vai abordar duas vertentes do estudo entre o direito e literatura: o Direito como literatura e o Direito na literatura. A atividade, que integra o ciclo “Utopia Negra”, contará com mais duas sessões, nos dias 18 de novembro (com a ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima) e no dia 23 (com o poeta, cronista e crítico literário Pedro Mexia como convidado). Realizando-se na Reitoria da Universidade do Minho (nos dias 16 e 18) e no Espaço Vita (dia 23), as sessões têm início às 10h00 nos dias 16 e 23 de novembro, e às 18h00 no dia 18 de novembro. As inscrições para a realização deste curso são gratuitas, pedindo-se aos participantes que compareçam quinze minutos antes do início das sessões.

Já a partir das 10h30 de sábado, e dividido em dois momentos – manhã e tarde –, o Espaço Vita recebe Carlos Tê para o workshop “Canção: Uma aliança entre música e palavra». Com alguns laivos de filosofia, o curso pretende dar a conhecer a relação simbiótica entre a música e as palavras. Carlos Tê – letrista e escritor – reitera a necessidade de compreender esta conexão, ao afirmar que “não sabemos o que nasceu primeiro, se o canto ou a palavra, mas o que interessa é que ambos formaram uma aliança poderosa ao longo do tempo”. As inscrições para este workshop estão abertas até dia 14 de novembro, tendo um custo de 30 euros.

Às 16h00, o Espaço Vita recebe a atividade “Braga em Risco: Oficina «Semear», com a presença do ilustrador e autor do projeto Rabiscodelia, Evandro Renan, que vai guiar os participantes pelo mundo da ilustração. O momento acontece após o lançamento do livro Semear, que, além do ilustrador, terá também a presença do autor Pedro Seromenho, às 15h30, nos Claustros do Espaço Vita. Curador do encontro de ilustração “Braga em Risco”, que encontra agora um espaço no Utopia, o escritor, ilustrador e também editor, conta já com 18 livros publicados – em 15 anos enquanto autor infantojuvenil –, aos quais se junta agora Semear.

Narrativa de João Tordo no centro de masterclass

No domingo, dia 17 de novembro, às 10h00, João Tordo – escritor português que já venceu o Prémio Literário José Saramago –, vai orientar a masterclass “Autor, Narrador, Protagonista”. Na sessão, que terá a duração de duas horas, o autor vai abordar a questão da voz narrativa e da possibilidade de imersão e diluição das fronteiras entre autor, narrador e protagonista. As inscrições para esta masterclass estão abertas até dia 14 de novembro, tendo um custo de 20 euros.

“Caminhar pela beleza” com Martim Sousa Tavares

Na sequência da publicação do seu primeiro livro “Falar Piano e Tocar Francês”, em que aborda a beleza e as artes e as relaciona com a vida no tempo presente, Martim Sousa Tavares – maestro, escritor e comunicador –, vai orientar, na quinta-feira, dia 21 de novembro, às 18h30, a masterclass “Os caminhos da beleza”. Com a duração de uma hora, o momento tem o objetivo de demonstrar a importância do belo, bem como os seus múltiplos significados e leituras. A inscrição para esta atividade tem o valor de 17,90 euros, montante correspondente ao preço do livro “Falar Piano e Tocar Francês”. O exemplar será entregue no dia da atividade.

O dia 21 de novembro fica ainda marcado pelo arranque do curso “Penguin Clássicos”, às 14h30, na Universidade do Minho. A atividade da Penguin Random House tem como objetivo dar a conhecer algumas obras clássicas da literatura, contando, para isso, com diferentes convidados que vão explorar autores distintos. Destinada a alunos da Universidade do Minho, a primeira sessão terá Abel Barros Baptista – professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – como convidado, que irá abordar a obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco.

A atividade terá uma segunda sessão, no dia 23 de novembro, às 11h00, no Espaço Vita. A sessão, dedicada à obra “Narrativa da Vida de Frederick Douglass, Um Escravo Americano e Outros Textos”, conta com a participação de Cristina Roldão – socióloga cuja investigação se foca nos temas da educação e exclusão. A atividade é de participação gratuita, sendo necessária inscrição prévia.

Patrícia Müller desmistifica a arte dos roteiros policiais

Com participações em diversos projetos de sucesso no panorama audiovisual português – como Rosa Fogo, Inspetor Max e Morangos com Açúcar –, a escritora e roteirista Patrícia Müller vai, no domingo, dia 24 de novembro, às 10h00, conduzir o workshop “Como escrever uma série policial?”. O momento vai abordar as noções de ideia, sinopse, estrutura e diálogos, integrando ainda exercícios práticos. No final, os participantes devem ter noções simples de como escrever um guião. Com a duração de duas horas, as inscrições da atividade estarão abertas até 14 de novembro, tendo o valor de 20 euros.

Formações em escolas, empresas e um quiz para os mais “sabichões”

Entre os vários momentos de formação, a programação do Utopia reserva ainda espaço para cursos exclusivamente orientados para o contexto empresarial, integrando ainda oficinas de ilustração em escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Apostando ainda em momentos de lazer e descontração, o Utopia promove duas sessões do “Quiz Braga”, um evento criado por Jorge Nabais que conta com mais de 200 edições. Combinando diversão e sabedoria, o quiz vai testar o conhecimento dos participantes em temas como música, história, arte e literatura. A atividade decorre nos dias 17 e 24 de novembro, às 16h00, no Espaço Vita, e a participação requer o envio de uma mensagem para o perfil de Instagram@quizbraga.

Mais informações sobre as restantes iniciativas em festival-utopia.pt
Agenda
Música

Alpha Blondy

Monsantos Open Air 8 Ago 2025  |  17h00

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,623,070