"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Raízes Sonoras: Um Encontro Afro-Lusófono

O concerto Raízes Sonoras: Um Encontro Afro-Lusófono, evento no âmbito do projeto Rizoma, financiado pelo PROCULTURA, vai ter lugar no próximo dia 19 de novembro, às 18h30, no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

19 Nov 2024  |  18h30

Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa
Campus de, 1099-085 Lisboa
Preço
Entrada livre
O projeto Rizoma, tem como objetivos promover o setor da música e das artes cénicas como potenciadores da economia e da educação formal e informal junto das camadas infantojuvenis, bem como recuperar e divulgar a cultura musical e cénica dos PALOP-TL nos países de origem e na diáspora como meio de promoção do multiculturalismo e inclusão social. É coordenado pela Ente Nazionale Giuseppini del Murialdo (ENGIM) e realizado em parceria com a AOSJSP/Orquestra Geração, a Fundação da Criança e Juventude de São Tomé e Príncipe e a Associação de Promoção Social Bantaba, Guiné-Bissau, que utiliza a música como uma poderosa ferramenta de inclusão social e desenvolvimento cultural. Até dezembro de 2024 conta com o apoio do PROCULTURA, uma ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P.

A AOSJSP/Orquestra Geração teve a seu cargo a formação de 20 maestros e professores em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau, responsáveis pela criação das primeiras orquestras sociais PALOP-TL, que reúnem mais de uma centena de jovens das suas regiões, e pela organização de concertos, compilando um repertório colecionado no âmbito do projeto.

Este concerto Raízes Sonoras: Um Encontro Afro-Lusófono reúne a Orquestra GeraJazz da Orquestra Geração, composta por jovens músicos, e artistas convidados do mundo da música africana – Clismar Carvalho, maestro da orquestra social Rizoma em São Tomé e Príncipe, e as grandes vozes da lusofonia, Anastácia Carvalho, Karyna Gomes, Isabel Novella, assim como a violinista Edvânia Moreno, o percussionista Iúri Oliveira, o mestre griot do Kora José Braima Galissá, e Vanessa Faray, cantora na orquestra social Rizoma - numa celebração vibrante das culturas musicais dos PALOP.

De acordo com o Maestro Eduardo Lála, coordenador técnico-pedagógico da formação e que vai dirigir este concerto, “o espetáculo não só apresenta uma fusão de géneros musicais como o jazz e os ritmos tradicionais africanos, mas também simboliza o impacto transformador da música na promoção da coesão social, inclusão e desenvolvimento económico. Neste concerto vamos testemunhar como a música pode capacitar estes jovens a desenvolver competências artísticas, sociais e culturais que podem abrir portas para novas oportunidades, incluindo no setor das indústrias criativas”.

No início do evento, terá lugar uma breve conversa entre o maestro, os artistas e um representante do PROCULTURA sobre o projeto Rizoma.

Este espetáculo é uma oportunidade única de celebração cultural, enquanto se testemunha o impacto direto que a música pode ter na vida de jovens que encontram nela uma fonte de inspiração e transformação.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.
Visitas
126,652,728