Ateliers, Cursos e "Workshops"
O Oriente no Azulejo
Em técnica de faiança/estampilhagem, vamos pintar azulejos e peças tridimensionais, inspirados nas influências da porcelana chinesa.

11 Fev 2017
A partir do século XVII, o azulejo tornou-se a expressão artística identitária da cultura portuguesa, devendo uma parte significativa da sua originalidade à apropriação de elementos decorativos provenientes de outras culturas com que Portugal contactou no decorrer das viagens marítimas.
Portugal tornou-se a porta de entrada preferencial no Ocidente do que chegava do Oriente. A porcelana chinesa, trazida pela primeira vez para a Europa em grandes quantidades pelos portugueses, foi decisiva para a definição desta identidade.
Quando, em finais do século XVII, se começaram a produzir, em Lisboa, objetos cerâmicos tridimensionais em técnica de faiança, o principal referente destas peças foi a porcelana chinesa.
Este workshop vai ensinar como se pintam - em técnica de faiança/estampilhagem - azulejos e peças tridimensionais. Cada participante vai pintar 2 azulejos e uma peça tridimensional, que irão ser cozidos no forno.
Formada em Educação pela Arte, Ana Cordovil especializou-se por Azulejos de Padrão.Trabalha desde 1993 para as lojas dos museus nacionais e pontos de venda ligados ao turismo.
Com pós-graduação em Museologia na Universidade de Belas Artes de Lisboa, Carla Fernandes é colaboradora regular do Serviço Educativo do Museu Nacional dos Azulejos desde 1998, entre outras colaborações com diferentes instituições.
Com Ana Cordovil e Carla Fernandes
Sábado | 11 Fevereiro
Horário | 10.00 às 13.30
Participantes | Mín15, máx. 20
Preço | €50,00 ( inclui materiais)