"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Flores e outras pinturas"

Primeira exposição individual de Luís Paulo Costa na Galeria 111, marcando o inicio de uma nova parceria artística.

11 Jan a 8 Mar 2025

Galeria 111
Campo Grande, 113 - 1700-089 Lisboa
Preço
Entrada livre
O título "Flores", corresponde a uma série de pinturas a óleo sobre papel, em pequeno formato, iniciadas no final de 2023, em Novembro, e desenvolvidas ao longo de todo o ano de 2024.

Nas palavras do artista. “Não sei exatamente como nem porquê comecei a pintar flores. Estava cansado no final do ano mas precisava de pintar. Dei por mim a pintar flores. Passado pouco tempo as flores levaram-me a pintar corpos, sozinhos ou acompanhados, de natureza sexual muito evidente. Pareceu-me muito natural como uma coisa levou à outra. As flores já estavam marcadas por essa carga sexual. Olho agora para estas pinturas, das flores e dos corpos, atravessadas por um pulsar sexual unificador, e sinto que fazem parte da mesma matéria, são parte do mesmo território.”

Pinturas de flores e de corpos, apresentando a sua natureza marcadamente sexual. O sexo é o território onde estes trabalhos se inscrevem, de modo mais explicito ou pelo contrário, de construção mais indefinida, são pinturas marcadas por um pulsar de desejo convidando a entrar e participar na construção de um sentido possível para estes trabalhos. São pinturas para ver de perto, olhos nos olhos, corpo-a-corpo, lugares de intimidade para uma experiência do ver e sentir.

Serão apresentadas ainda quatro pinturas sobre tela de formatos maiores unidas pelo mesmo assunto. São céus pintados. Pinturas de céus. “É bom acordar, beber um café, olhar para cima e ver o céu, ver como o céu se dá a ver, uma coisa para partilhar, olhar o céu e seguir em frente. O dia está só a começar ... “.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,455,422