Festivais
Cinema e Vídeo
O cinema volta a ocupar Vila do Conde com a 33ª edição do Festival Curtas
O Curtas Vila do Conde 2025 volta a afirmar-se como uma referência no panorama internacional do cinema de curta-metragem, com as competições Internacional, Nacional, Experimental, Videoclipes, Curtinhas (infantil) e Take One! (escolas de cinema).

12 Jul a 20 Jul 2025
O Stereo é, ano após ano, uma das secções mais aguardadas do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, pela forma como explora as múltiplas permutações entre som e imagem: cine-concertos que reinterpretam clássicos com bandas-sonoras ao vivo, documentários sobre figuras marcantes da música ou espetáculos audiovisuais sensoriais e inovadores.
Em 2025, esta tradição volta a cumprir-se com três noites imperdíveis de cine-concertos e uma seleção rica em experiências musicais para ver e ouvir.
A abrir o festival, a 12 de julho, Lee Ranaldo - lendário guitarrista, compositor e um dos membros fundadores da icónica banda Sonic Youth, sobe ao palco para acompanhar ao vivo o filme psicadélico “Quick Billy” (Bruce Baillie, 1970). Ranaldo será acompanhado neste concerto pelo percussionista brasileiro Luís Bittencourt. Com improvisação elétrica e atmosfera hipnótica, será uma viagem sonora a não perder, onde a música e cinema experimental se encontram numa confluência rara.
No dia 17, a francesa Felicia Atkinson, artista visual e compositora que tem colaborado com nomes como Ben Rivers, oferece uma leitura sensorial e contemporânea de “Les Yeux Sans Visage” (Georges Franju, 1960), o clássico do cinema terror francês. A artista propõe uma nova banda sonora, explorando texturas, ruídos e voz numa composição envolvente e instintiva.
A fechar o ciclo, a 18 de julho, o músico, produtor e multi-instrumentista John Carroll Kirby – cujo trabalho como intérprete, produtor e compositor o tem juntado a artistas como Frank Ocean, Solange e Eddie Chacon - junta-se à artista visual Nika Milano para apresentar “Traces”, um cine-concerto inédito com obra visual encomendada para o festival. No concerto do Curtas Vila do Conde, Kirby actuará em duo com o teclista irlandês Rory McCarthy, que tem colaborado com nomes como Connan Mockasin, Mac Demarco ou Beck.
Todos os cine-concertos decorrem às 23h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, em sessões que prometem uma fusão arrebatadora entre som e imagem pensada para amantes de cinema, música e experiências ao vivo.
O Stereo é complementado por uma série de filmes em volta da música, nomeadamente “Monk In Pieces”, documentário sobre a inovadora compositora e intérprete Meredith Monk, e “Ritas”, centrado na vida e obra da icónica cantora brasileira Rita Lee. A sessão de encerramento do Stereo traz-nos o filme de Ido Fluk “Koln 75”, estreado na Belinale, que revisita a história de Vera Brandes que, ainda adolescente, trouxe Keith Jarrett a Colónia para gravar “The Koln Concert", (1975) talvez o mais famoso e mais vendido álbum de piano solo da história do jazz. Assinalando os 50 anos da sua edição original, o filme conta os obstáculos e desafios desta gravação, desde um piano desafinado ao génio e caprichos de Keith Jarrett. A história de um concerto icónico que esteve perto de não se realizar.
Os três filmes da programação Stereo são programados em parceria com “Os Suspeitos”, que têm deixado a sua marca na cena musical da cidade do Porto, onde já organizaram cerca de seis dezenas de concertos.
Além da programação Stereo, o festival inclui ainda secções como In Focus, Cinema Revisitado, New Voices e Curtas Pro – esta última dedicada à indústria cinematográfica, com pitchings, screenings e oportunidades de networking.
O cartaz da 33.ª edição do Curtas Vila do Conde inclui, ainda, conversas, masterclasses e workshops, direcionados para adultos, famílias e crianças.
Reconhecido como festival qualificador para Óscares e os European Film Awards, o Curtas distingue-se pela sua programação diversificada, pelo apoio à criação nacional e pela ligação com outras artes, da música à arte contemporânea.
Site oficial: Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema