"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição inédita celebra o legado do poeta Herberto Helder na Livraria Buchholz

A Livraria Buchholz assinala o 10.º aniversário da morte de Herberto Helder com a exposição "1.ª Edição – Uma Autobibliografia", um evento único que apresenta a obra completa do poeta, incluindo as primeiras edições de todos os seus títulos, muitos dos quais raras impressões independentes e de autor, com tiragens muito reduzidas.

21 Mar a 21 Mai 2025

Livraria Buchholz
R. Duque de Palmela 4, 1250-143 Lisboa

A exposição será inaugurada no dia 21 de março, entre as 18h30 e as 20h30, contando com um concerto-homenagem da banda de jazz SUMA. Estará patente ao público entre os dias 21 de março e 21 de maio.

A mostra reúne um total de 60 títulos editados entre 1958 e 2018. Destaque para um exemplar da primeira e única edição da estreia em nome próprio, O Amor em Visita, assinado e emendado à mão pelo próprio. Destes folhetos/plaquetes de 16 páginas em papel costaneiro foram feitos apenas 500 exemplares, numa edição clandestina de Luiz Pacheco, criador da Contraponto. Apresentam-se também as edições independentes de Poemacto (Contraponto) e Flash (edição de autor), assim como a primeira edição de Apresentação do Rosto, livro proibido e mandado confiscar pela PIDE e que o próprio autor renegaria, acabando por pedir a amigos que destruíssem os exemplares que encontravam. À mostra, junta-se o relatório da comissão de censura.

Serão igualmente expostas tanto a edição original de O Corpo o Luxo a Obra (&etc) como a edição-pirata da Contraponto, bem como o histórico Cobra. O conjunto inclui ainda edições com dedicações do próprio Herberto Helder e as 11 edições de Os Passos em Volta lançadas em vida do autor.

Herberto Helder foi um autor reclusivo, que recusou entrevistas, eventos institucionais e a reedição de textos, mantendo a sua obra num estado de constante flutuação e sucessivas metamorfoses, a que chamou "poema contínuo”. Este conjunto de livros, textos explicativos e poemas destacados permitem uma visão global, não só da obra de Herberto Helder, mas daquilo a que poderá chamar-se uma “autobibliografia”.

Este acervo singular resulta de uma busca obsessiva, conduzida ao longo de quase 15 anos por um colecionador (que deseja permanecer anónimo), em múltiplos alfarrabistas, chegando mesmo a ter “uma renda” na alfarrabista Gabriela Gouveia. “Com os anos 2000”, conta num texto explicativo, “a geografia abriu-se e a Internet deu uma ajuda”. A busca terá começado com a segunda edição de Os Passos em Volta ou com um texto do escritor José Luís Peixoto sobre Apresentação do Rosto, o livro de Herberto Helder censurado pela PIDE. “Um encontro ocasional”, resume, e que, finda a busca, lhe permitiu “vislumbrar o mundo a seguir”. Quanto à obra, a leitura é contínua.

A estes livros, junta-se correspondência do autor com o ensaísta Eduardo Lourenço e com a poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, um exemplar da revista "Poesia Experimental: 2.º caderno antológico", com raros poemas visuais, entre outros.

Herberto Helder nasceu a 23 de novembro de 1930, no Funchal, e morreu em Cascais a 23 de março de 2015. Depois de passagens pelos movimentos surrealista e experimentalista, acabou por se distinguir como poeta único, sem escola. É recordado pela busca obsessiva do poema absoluto, universal. A consistência, intensidade e vigor da sua poesia, em torno de temas como os da mãe, da amante, do corpo e a natureza, com as presenças constantes do inconsciente e da metafísica, num confronto permanente entre a noite e o dia, a vida e a morte, fazem com que a sua obra seja considerada por muitos a mais importante da segunda metade do século XX português.

A exposição "1.ª Edição – Uma Autobibliografia" na Livraria Buchholz constitui uma oportunidade rara de contacto com a totalidade da sua obra e com o processo que moldou a trajetória singular do poeta.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Amigas e Rivais" no Capitólio

Em parceria com a EGEAC, oferecemos 10 convites duplos para a sessão do dia 7 de maio (quarta-feira), às 21h00. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,525,297