Encontros
Encontro em memória de Eduardo Veloso
Neste evento, além da realização dos painéis de debate e de evocação, estarão patentes ao público duas exposições documentais, a exposição realizada pela APM em 2022 — Recordar o Eduardo Veloso — e uma nova exposição com trabalhos seus e com fotografias dele e das pessoas que o acompanharam.

17 Mai 2025 | 09h00
Em 1999 o Eduardo Veloso foi um dos ideólogos e um dos organizadores de um encontro totalmente dedicado ao ensino da Geometria — Ensino da Geometria no virar do milénio. Uma das suas ideias foi dinamizar um momento público de discussão sobre um dos temas que lhe eram mais caros e sobre o qual vinha trabalhando há vários anos. Com os textos das sessões desse encontro foi elaborada uma publicação, que constitui uma referência importante sobre as ideias então discutidas.
Vinte e cinco anos depois, este assunto continua atual e algumas questões, que na altura já eram fundamentais, continuam a proporcionar reflexões e debates interessantes. É com este enquadramento que a APM e um grupo de amigos do Eduardo Veloso organizam este encontro associando duas intenções — recordar e homenagear a importância intelectual do Eduardo Veloso e debater assuntos que tanto ele como os elementos deste grupo consideram fundamentais. O programa inclui quatro painéis temáticos — Geometria e tecnologia; Intuição e demonstração no ensino da geometria; Geometria no Currículo; Objetivos para o ensino da Matemática — e um painel de evocação biográfica do Eduardo Veloso.
Os quatro painéis temáticos são propostos a partir de uma ideia base forte no ensino da matemática e sobre a qual são conhecidas posições controversas. O objetivo destes painéis é proporcionar uma reflexão pública em torno destes temas, tendo como ponto de partida algumas questões de sensibilização. Em todos estes painéis haverá apenas três participantes convidados e um deles será o moderador.
O quinto painel é evocativo do cidadão Eduardo Veloso e da sua militância e empenhamento ao longo de toda a sua vida.
A realização deste Encontro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência faz todo o sentido, dada a relação que o Eduardo Veloso teve, ao longo da sua vida, com este espaço, na altura Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). O Eduardo Veloso licenciou-se em Matemática (1951) na FCUL, onde foi aluno de Sebastião e Silva, tendo mais tarde desenvolvido atividade de investigador no Centro de Estudos Matemáticos, orientado também por Sebastião e Silva. Colaborou em vários outros momentos com a FCUL de que recordamos, por exemplo, a sua participação no Projeto Minerva.
>> Saiba mais AQUI