"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

"Livros Abertos" com Ondjaki em Loulé

Na próxima quarta-feira, 26 de março, pelas 21h00, a Biblioteca Sophia de Mello Breyner Municipal Andresen, em Loulé, recebe mais uma sessão de “Livros Abertos”, no âmbito das leituras efetuadas pelo Clube de Leitura de Loulé.

26 Mar 2025  |  21h00

Biblioteca Municipal de Loulé - Sophia de Mello Breyner Andresen
Rua José Afonso, s/n, 8100-592 Loulé

Neste momento será apresentada a obra do escritor angolano Ondjaki, “O Livro do deslembramento”. A apresentação está a cargo de Sandra Boto.

«Tal como em outras obras de Ondjaki, a ação de “O Livro do Deslembramento” localiza-se em Luanda, no período em que, após os acordos de Bicesse, a guerra civil parou, e houve eleições em Angola pela primeira vez. Mas em pouco tempo reacende-se a guerra civil. Como diz o narrador, “aquela guerra que nunca ninguém nos apresentou ou explicou, a guerra que sempre tinha ‘andado lá longe’ sem nos ameaçar assim nas ruas da nossa cidade, no nosso mar, nas nossas praias, nas nossas famílias”. É essa Luanda que nos é aqui apresentada pelos olhos de uma criança. Essa Luanda em que “uma pessoa não sabe passar um dia só sem inventar uma estória”.

E as histórias seguem-se, numa estudada circularidade, até à última página. Mas aqui chegados tudo muda. Aquele mundo, vivido como uma história de encantar, tem debaixo de si um vulcão prestes a explodir. “O Livro do Deslembramento” é certamente uma das mais belas obras de autoficção da literatura em língua portuguesa. E Ondjaki, neste ano de 2020 em que passam precisamente vinte anos sobre a publicação do seu primeiro livro, dá-nos agora um dos seus melhores romances.» (Editorial Caminho)

A apresentação da obra ficará a cargo de Sandra Boto, Investigadora Auxiliar Convidada da Cátedra High Performance Computing da Universidade de Évora e moderadora do Clube de Leitura de Loulé.

No âmbito do projeto Clube de Leitura, pretende-se promover o encontro com o escritor e a possibilidade de reflexão conjunta sobre o livro.

Ondjaki nasceu em Luanda, em 1977. Prosador. Às vezes poeta. É membro da União dos Escritores Angolanos. Está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, swahili e polaco.

Foi distinguido com os seguintes prémios: Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e Prémio Literário António Paulouro 2004; Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» C. M. de Vila Nova de Famalicão/APE 2007, com “Os da Minha Rua”; o Grinzane for Africa Prize – Young Writer 2008 (pelo conjunto da obra); Prémio FNLIJ (Brasil 2010, 2013 e 2014); Prémio JABUTI (Brasil 2010), na categoria Juvenil, com “AvóDezanove e o segredo do soviético” (romance); e o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, 2012, com “A Bicicleta que tinha Bigodes”. Em 2013, com “Os Transparentes”, ganhou o Prémio José Saramago.

Venceu ainda o prémio Literário Vergílio Ferreira 2023 da Universidade de Évora. O júri, que decidiu a atribuição por unanimidade, destacou "o contributo que Ondjaki faz para que a língua portuguesa seja língua de reconciliação e mesmo de consciência crítica para todos os falantes de português".

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
106,250,610