"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Em Terras da Deusa Fortuna: A Aldeia e a Freguesia de Alfundão

A atividade de Património, na segunda etapa do roteiro de 2025 do Festival Terras sem Sombra, propõe uma incursão a Alfundão, uma histórica aldeia do concelho de Ferreira do Alentejo onde a presença de inscrições dedicadas à deusa Fortuna revela segredos da história e da identidade local.

5 Abr 2025  |  15h00

Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição
Alfundão
Preço
Entrada livre
Com ponto de encontro na igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Alfundão, a iniciativa intitula-se "Em Terras da Deusa Fortuna: A Aldeia e a Freguesia de Alfundão" e conta com orientação de dois reconhecidos especialistas: Maria João Pina, coordenadora do Museu Municipal de Ferreira do Alentejo, acompanhada por José António Falcão, historiador de arte. Aos participantes é deixado um desafio, o de calcorrearem as ruas de uma localidade de profundas raízes alentejanas em busca das marcas histórico-identitárias da localidade.

Pequena em dimensão, mas grande em história, Alfundão foi outrora vila e senhorio medieval e guarda vestígios de um passado que se estende da época romana até aos dias de hoje. O seu nome, mais do que provável herança da família Fundana, atravessou séculos, moldado por romanos, mouros e cristãos. Vozes do passado que ressoam nas inscrições dedicadas à deusa Fortuna, testemunhos da presença romana. Durante o período visigótico, ergueu-se ali uma igreja, precursora da actual igreja paroquial, interessante edifício do século XVI. A capela de São Sebastião, a ponte romana e o chafariz contam a história de um tempo em que Alfundão se afirmava como importante centro de comércio.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,669,777