"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Museu de Lamego celebra 108.º aniversário com a exposição "Opostos"

Exposição de artes visuais inspirada na tapeçaria "O Julgamento do Paraíso".

5 Abr a 18 Mai 2025

Museu de Lamego
Largo de Camões, 5100-147 Lamego

O Museu de Lamego celebra o 108.º aniversário dia 5 de abril e para o celebrar, nada melhor que associar a uma das suas peças mais icónicas – a tapeçaria O Julgamento do Paraíso, mais comumente conhecida como A Música, por coincidência, a primeira peça a ser registada no livro de inventário do museu – um projeto de criação artística inspirado na referida tapeçaria, desenvolvido por alunos do 12.º ano do curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Latino Coelho, com a docente Sara Fernandes, que explica: um projeto “pensado para a aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina de Desenho, que se prendem com os processos de síntese/simplificação por nivelamento.”

Em janeiro passado, transformado em sala de aula, o museu recebeu a visita da turma, empenhada em conhecer, observar e desenhar os primeiros esquiços da referida tapeçaria, para o posterior desenvolvimento de narrativas visuais, em torno de uma reflexão sobre a luta entre o Bem e o Mal, tema central do pano de armar e um dos mais caros à Humanidade ao longo dos tempos.

Da reflexão surgiu o título da exposição – Opostos - e a imagem de cartaz, a partir de uma ilustração realizada pelo aluno Gonçalo Ribeiro. O resultado do processo estará disponível ao público, a partir de 5 de abril, numa exposição coletiva dos alunos de Artes Visuais, ocupando cinco salas do museu.  Com o desenho expositivo e montagem igualmente com a sua assinatura, o trabalho tem como linhas orientadoras: “Retirar o supérfluo, o que está a mais; retirar o óbvio e objetivo; e, assim, sentirmos pela simplicidade uma mensagem que continua tão atual” (Sara Fernandes).

Com inauguração marcada para o dia 5 de abril, pelas 16h00, a exposição estará aberta ao público até 18 de maio de 2025.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,523,484