Exposições
F-A-C-E de João Ferro Martins
Partindo do conceito proposto pelo Hangar Notes from the Space, que pode remeter para diferentes interpretações (arquitetónica, cósmica, coreográfica ou social), João Ferro Martins (Santarém, 1979) explora a interseção entre a música, a imagem e a identidade.

30 Abr a 28 Jun 2025
Este jogo de correspondências levou o artista a uma coleção de discos de vinil onde o foco não é o conteúdo musical, mas sim as imagens das capas, nomeadamente retratos de mulheres artistas que usam o seu rosto para ilustrar os seus álbuns. Estes retratos tornam-se um ponto de partida para uma discussão sobre a fotografia, o mercado musical atual e representação feminina, num ready-made que ressignifica a prática do retrato através de uma abordagem conceptual.
Para esta exposição, Ferro Martins organizou visualmente esta coleção de forma rigorosa, definindo regras de dimensão e posição dos rostos para criar composições pictóricas que, por sua vez, abrem caminho para outros elementos e linguagens artísticas, como a instalação.
Tendo em conta esta temática, F-A-C-E inclui ainda um programa paralelo de concertos de música improvisada, com quatro performances a solo protagonizadas por artistas femininas do universo da música experimental, nomeadamente: Quatroconnection a 15 de maio, Joana Guerra a 22 maio, Jejuno a 29 maio e, por fim, Clothilde no dia 5 junho. Os concertos terão lugar no espaço expositivo do Hangar, utilizando uma instalação/palco concebido pelo artista como dispositivo técnico e cenográfico.
Programação musical:
15 maio: Quatroconnection
22 maio: Joana Guerra
29 maio: Jejuno
5 junho: Clothilde
F-A-C-E está patente no Hangar até ao dia 28 de junho e a entrada é gratuita.
Horário: Quarta a sábado | 15h – 19h