"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

F-A-C-E de João Ferro Martins

Partindo do conceito proposto pelo Hangar Notes from the Space, que pode remeter para diferentes interpretações (arquitetónica, cósmica, coreográfica ou social), João Ferro Martins (Santarém, 1979) explora a interseção entre a música, a imagem e a identidade.

30 Abr a 28 Jun 2025

Hangar - Centro de Investigação Artística
Rua Damasceno Monteiro, 12, 1170-112 Lisboa
Preço
Entrada livre
Notes from the Space, pode ser livremente traduzido para português como "Notas a partir do espaço" ou "Notas do espaço". Da expressão Notes from the Space (traduzido para português diz-nos qualquer coisa como: Notas a partir do espaço ou Notas do espaço), o artista derivou, para o que seria mais natural dentro da sua obra, para o ponto de vista da música. O que percebeu foi que as notas dos espaços, poderiam ser as notas que no pentagrama da notação musical em clave de Sol não estão sobre linhas mas sim no espaço entre linhas e que na nossa terminologia são: fá, lá, dó e mi. Já na notação anglo-saxónica, essas notas são F, A, C e E - FACE. Estas mesmas notas, na língua Inglesa, formam uma palavra que, voltando ao português, quer dizer Cara, ou Rosto.

Este jogo de correspondências levou o artista a uma coleção de discos de vinil onde o foco não é o conteúdo musical, mas sim as imagens das capas, nomeadamente retratos de mulheres artistas que usam o seu rosto para ilustrar os seus álbuns. Estes retratos tornam-se um ponto de partida para uma discussão sobre a fotografia, o mercado musical atual e representação feminina, num ready-made que ressignifica a prática do retrato através de uma abordagem conceptual.

Para esta exposição, Ferro Martins organizou visualmente esta coleção de forma rigorosa, definindo regras de dimensão e posição dos rostos para criar composições pictóricas que, por sua vez, abrem caminho para outros elementos e linguagens artísticas, como a instalação.

Tendo em conta esta temática, F-A-C-E inclui ainda um programa paralelo de concertos de música improvisada, com quatro performances a solo protagonizadas por artistas femininas do universo da música experimental, nomeadamente: Quatroconnection a 15 de maio, Joana Guerra a 22 maio, Jejuno a 29 maio e, por fim, Clothilde no dia 5 junho. Os concertos terão lugar no espaço expositivo do Hangar, utilizando uma instalação/palco concebido pelo artista como dispositivo técnico e cenográfico.

Programação musical:
15 maio: Quatroconnection
22 maio: Joana Guerra
29 maio: Jejuno
5 junho: Clothilde

F-A-C-E está patente no Hangar até ao dia 28 de junho e a entrada é gratuita.
Horário: Quarta a sábado | 15h – 19h
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,498,364