"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Na Senda de D. Nuno Álvares Pereira: Igrejas e Ermidas da Vila de Sousel

O Festival Terras sem Sombra estreia-se no concelho de Sousel com uma visita ao Património, guiada por especialistas, que promete resgatar memórias associadas à presença, nesta geografia, de D. Nuno Álvares Pereira e dar a conhecer um importante património artístico, tanto no âmbito da arquitetura religiosa como da arquitetura civil.

26 Abr 2025  |  15h00

Ponto de encontro: Museu dos Cristos, Sousel
Preço
Entrada livre
Com ponto de encontro no Museu dos Cristos, os participantes na visita de património são desafiados a conhecer Sousel, uma antiga terra régia, ligada à Ordem de Avis. No século XV, passou para a esfera de influência da Casa de Bragança, que muito se interessou por desenvolvê-la. Permanece viva, na região, a memória de D. Nuno Álvares Pereira, que foi senhor da vila e aqui valorizou a devoção a Nossa Senhora da Orada, da sua particular veneração.

Sousel possui igualmente um importante património artístico, tanto no âmbito da arquitetura religiosa como da arquitetura civil. À herança material, que inclui um notável museu – o Museu dos Cristos –, há que acrescentar o valioso legado da cultura imaterial, relacionado com os antigos ofícios, usos e costumes e com o mundo do Imaginário e do Maravilhoso. Neste território não faltam outras localidades dignas de nota, como a histórica vila de Cano, sede um antigo concelho. Marcas da identidade local a merecerem referência e visita na atividade proposta pelo TSS, sob a orientação de Ana Isabel Machadinha, técnica superior de História.
Agenda
Festivais

Festival TRIP

Parque Linear Rio Pavia 6 Jul 2025  |  12h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O PROCESSO DO CÃO"

Depois de ter emocionado o Festival de Cannes onde conquistou a Palm Dog, "O Processo do Cão", comédia original, escrita, realizada e protagonizada por Laetitia Dosch, estreia a 10 de julho nas salas de cinema. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,337,955