Exposições
“Arte Equestre em Portugal– Da Picaria Real à Escola Portuguesa de Arte Equestre
O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, apresenta a exposição A Arte Equestre em Portugal – Da Picaria Real à Escola Portuguesa de Arte Equestre. Esta é a primeira iniciativa após o reconhecimento da Arte Equestre como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a 3 de dezembro de 2024.

13 Mar a 13 Set 2025
A Arte Equestre em Portugal é uma tradição que celebra a harmonia perfeita entre cavalo e cavaleiro. Esta exposição propõe uma viagem pela história desta prática, através das colecções do Museu Nacional dos Coches, dos Palácios Nacionais de Queluz e da Pena, da Escola Portuguesa de Arte Equestre, da Biblioteca de Arte Equestre D. Diogo de Bragança e de colecionadores privados. Destaca-se ainda a ligação ao antigo Picadeiro Real de Belém, onde, há 120 anos, a rainha D. Amélia fundou o Museu dos Coches Reais.
Dos bens culturais que o Museu conserva, destacam-se a figura do estafermo, lanças, escudos e diversos acessórios de cavalaria utilizados nos jogos equestres para demonstrar a perícia dos cavaleiros, bem como peças que pertenceram ao 4º Marquês de Marialva.
A exposição, aberta ao público entre 14 março e 14 de setembro deste ano, é promovida pela Museus e Monumentos de Portugal e a Parques de Sintra. A curadoria pertence ao Museu Nacional dos Coches e à Escola Portuguesa de Arte Equestre, sendo a RTP a Media Partner, que contribuiu para a exposição com uma compilação de excertos da Coleção Arte Equestre Portuguesa da RTP Arquivos.