Exposições
Paragem: Casos sociais nos hospitais públicos
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa acolhe, de 10 de abril a 29 de junho de 2025, a exposição "Paragem", da artista visual Mafalda d’Oliveira Martins (MOM).

10 Abr a 29 Jun 2025
Paragem dá voz a uma realidade tantas vezes invisibilizada: a permanência prolongada de utentes nos hospitais públicos portugueses por razões sociais e não clínicas. Durante vários meses, a artista acompanhou de perto algumas destas pessoas, ouvindo as suas histórias e testemunhando o quotidiano de quem vive num limbo entre o passado ativo e um presente suspenso. O resultado é uma instalação de pintura e escultura que funciona como eco visual dessas partilhas, oferecendo ao público uma reflexão íntima sobre o tempo, a dignidade e a fragilidade humana.
Nascida em Lisboa em 1994, MOM é artista visual, curadora e gestora cultural. Formou-se na SNBA (Portugal), na Universidade Complutense de Madrid (Espanha) e concluiu a licenciatura e mestrado em Pintura na FBAUL (Portugal). Para além de “Paragem”, apresenta no seu percurso as exposições individuais “Oblívio” (Galeria Belard, 2024) e “Two Plus None” (EC Mercês, 2022), tendo também integrado diversas exposições coletivas em instituições como o Museu da Eletricidade, Casa-Museu Medeiros de Almeida, Casa das Histórias e Galeria de São Mamede.
É diretora da associação Pousio – Arte e Cultura, onde coordena o programa de residências air_Pousio e o projeto Atelier do Palácio na Casa São Francisco de Assis- Antiga Casa do Gaiato de Lisboa (Loures). Publica textos regularmente para a Rádio Renascença e é autora de vários livros infantis, incluindo o mais recente, Gilda Furacão (Oficina do Livro).
Horário da exposição: Terça a domingo, das 10h às 17h
Visitas Guiadas: 26 abril (11h) , 10 maio (16h), 31 maio (11h/16h), 7 junho (11h/16h), 21 junho (11h/16h)
(sob marcação com mom.at.studio@gmail.com)