Exposições
To Add One Meter to an Anonymous Mountain e RongRong's East Village
No 30.º aniversário da performance que desafiou os limites do corpo e do espaço a Ochre Space (Ajuda, Lisboa) acolhe fotografias e o vídeo originais da histórica intervenção chinesa.

14 Mai a 21 Jun 2025
Cang Xin, Duan Yingmei, Gao Yang, Ma Liuming, Ma Zhongren, Wang Shihua, Zhang Binbin, Zhang Huan, Zhu Ming e Zuoxiao Zuzhou, oito homens e duas mulheres, artistas residentes no Beijing East Village, empilharam os seus corpos nus sobre uma elevação natural do topo de uma montanha perto de Beijing, pretendendo acrescentar-lhe um metro em altura. Esta intervenção tornou-se um ícone da relação entre corpo, paisagem e documentação artística, estando amplamente referida em contextos académicos e museológicos.
Com curadoria de João Miguel Barros, a exposição reúne: as três fotografias do final da performance, captadas por Lu Nan, Bagena e Robyn Beck (as únicas que integram as colecções de alguns dos principais museus do mundo); o conjunto de fotografias que compõe a integralidade da performance (mostrado pela primeira vez); algumas fotografias totalmente inéditas, de um anónimo que esteve no local e que nunca tinha revelado o material, e o vídeo amador original da performance, feito por Ji Dan. Por outro lado, em complemento da exposição (na verdade uma exposição dentro da exposição principal!), será mostrada uma selecção de imagens de RongRong, um dos mais importantes fotógrafos chineses da actualidade, e que viveu com os já referidos artistas na comunidade artística Beijing East Village. RongRong documentou extensivamente o modo de vida e a actividade dos artistas dessa comunidade, que se tornou uma das mais importantes na vanguarda artística chinesa dos anos 90. Esse trabalho consta de várias publicações e nomeadamente do livro RongRong's Diary: Beijing East Village, da Steidl, à venda na Ochre Space.