Exposições
X PORTINGALOISE - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas
CRIAÇÃO • PERFORMANCE • FORMAÇÃO • INVESTIGAÇÃO
EXPOSIÇÃO por Ana Pinho Vargas

4 Mai a 8 Jun 2025
Terça a Domingo | 9h - 12h; 14h - 17h30
No âmbito da edição comemorativa do Festival Portingaloise, contamos com o olhar sensível da jovem artista audiovisual Ana Pinho Vargas.
Neste projeto, a artista procura explorar a essência do feminino na sociedade moderna. Esta exposição foi sendo tecida em paralelo à nova criação do Ensemble Portingaloise intitulada “MILLEFLEURS – O regresso à clausura dos outros”, estreada a 29 de março, com dramaturgia e encenação de Pedro Ribeiro e direção musical de Ana Mafalda Castro.
Para o registo do seu olhar íntimo e cúmplice neste processo criativo, a artista combinou fotografia, desenho e pintura para criar uma tapeçaria rica, refletindo a jornada íntima das mulheres enquanto artistas e performers. Cada obra capta gestos coreográficos, detalhes delicados e movimento, convidando os espectadores a envolverem-se com as narrativas emocionais e físicas tecidas na sua arte.
As criações da artista ilustram as complexidades subtis da essência feminina, unindo diversas formas de arte numa sinfonia de narrativas visuais. Através de “MILLEFLEURS”, Ana Pinho Vargas convida a um diálogo sobre o papel das mulheres na cultura contemporânea e nas artes.
Nesta exposição, a artista expõe 52 obras inéditas fruto da obra original produzida para esta residência artística, entre as quais, fotografias digitais, fotografias analógicas, pinturas, desenhos, colagens e esboços.
A sua exposição homónima estará patente na galeria do Espaço Corpus Christi de 6 de maio a 8 de junho de 2025.
BIOGRAFIA
Ana Pinho Vargas | Artista portuguesa, fotógrafa e pintora. Atualmente vive e trabalha em Vila Nova de Gaia, no Porto. É mestre em Fotografia pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto em 2022 e licenciada em Fotografia e Cultura Visual pela Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia IADE, em Lisboa em 2019.
A artista já teve a sua obra exposta em Lisboa, Porto, São João da Madeira, Barcelona, Trieste, Buenos Aires, Veneza, Roma e futuramente irá expor em Turin e Florença, entre outros.
A artista ganhou o prémio internacional “Artist of the Year 2025 Prize” da Fundação Effetto Arte e dos curadores Salvatore Russo e Francesco Saverio Russo em Florença, em Janeiro de 2025.
Ana Pinho Vargas vai participar na XV Bienal de Florença em Outubro de 2025.
A sua primeira exposição individual, “Silêncio” decorreu de 15 de Fevereiro a 22 de Março de 2025 na Galeria de Fotografia do Centro de Arte de São João da Madeira, em São João da Madeira.
+info: https://portingaloise.pt/festival2425/
laportingaloise@gmail.com
O X PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas conta com o apoio do Programa de Apoio a Projetos – Programação, da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Promotor: Portingaloise Associação Cultural e Artística
Direção Artística: Catarina Costa e Silva
Direção Executiva: Thiago Vaz
Comunicação e Redes Sociais: Mayra Paolinelli
Design Gráfico: Z
Vídeo e Fotografia: Adriana Romero/Joana Jorge/Leonardo Patrício, Ana Pinho Vargas, Susana Neves
Parceria:
Kale Cooperativa Cultural, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra | Projeto Mundos e Fundos
Apoio:
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Armazém22, Ginasiano Escola de Dança, FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia, Câmara Municipal de Gaia | Espaço Corpus Christi, ESMAE – P.PORTO, Antena 2