Música
Concerto "20 Primaveras" com a Banda dos Queimados
Ainda há qualquer coisa a arder no rastilho da 20.ª edição da Queima do Judas de Vila do Conde, celebrada no passado dia 19 de abril, no costumeiro Sábado de Aleluia.

3 Mai 2025 | 21h30
“20 Primaveras” é o nome que celebra as 20 edições da Queima do Judas de Vila do Conde, sempre ao leme da companhia Nuvem Voadora. Para os mais desatentos, este é um espetáculo transdisciplinar que cruza e explora as dimensões do teatro e circo, das artes plásticas, visuais e da música. É uma tradição de duas décadas de celebração de chegada da Primavera que já sulcou raízes profundas na comunidade vilacondense e é sinalizada no radar cultural português. A 20.ª edição foi um acontecimento especial com direito a uma programação paralela composta pelo documentário “20 Primaveras”, exibido no dia 21 de março, e pelo concerto “20 Primaveras”, que se realizará no primeiro sábado de maio, com entrada gratuita.
O espetáculo “20 Primaveras” é um concerto inédito que revisita as músicas das edições da Queima do Judas que ficaram gravadas no ouvido coletivo. Como homenagem a todas as fogueiras que já iluminaram o céu de Vila do Conde, o concerto será encabeçado pelo grupo de seu nome “Banda dos Queimados”, composto por músicos profissionais e amadores que entregarão ao público uma viagem musical à história da Queima do Judas com 20 temas que marcaram as diferentes edições e novas músicas especialmente compostas para a edição de 2025. No dia 3 de maio, às 21h30, no Auditório Municipal, poderá assistir à nova roupagem que a “Banda dos Queimados” deu a cada tema revisitado, fundindo estilos com abordagens criativas que celebram a arte, a vida e a comunhão como elementos vitais da liberdade e alegria que renascem das cinzas após se queimarem todos os judas.