"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

ENCONTROS - Festival de Cinema de Viana

Os ENCONTROS - Festival de Cinema de Viana acontecem entre 5 e 14 de maio em vários espaços culturais e de ensino da cidade. Viana do Castelo volta a ser o epicentro da cultura e da prática audiovisual, em prol da formação de públicos para o cinema.

5 Mai a 14 Mai 2025

Teatro Municipal Sá de Miranda; Escola Superior de Educação de Viana e outros espaços
Preço
Entrada livre
Os ENCONTROS - Festival de Cinema de Viana acontece entre 5 e 14 de maio em vários espaços culturais e instituições de ensino da cidade. Este ano, completa 25 anos com uma vasta atividade dedicada à literacia para o cinema junto da comunidade escolar e dos jovens em geral.

Desde a sua génese, o Festival não só se afirma como uma plataforma de divulgação de novos realizadores, mas também como espaço comum de partilha, formação e debate no qual confluem estudantes de cinema e das escolas da região, cineclubistas de Portugal e da Galiza, alunos de todos os ciclos de ensino e público em geral, contando com a participação ativa de profissionais, cineastas, produtores, entidades e associações deste meio artístico.

Além da secção competitiva (Prémios PrimeirOlhar e Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar), levamos literalmente o Cinema às Escolas (oficinas práticas de cinema); e a Escola ao Cinema (mostra de filmes do pré-escolar ao ensino universitário - no TM Sá de Miranda); e rodar filmes nas ruas de Viana ("Histórias na Praça").

Os ENCONTROS são espaço de conhecimento e investigação, integra:
- 14.ª Conferência Internacional de Cinema;
- 2º Encontro de antropologia, cinema e educação;
- Encontro Luso-Galaico de Cineclubes;
- Formações e masterclasses;
- Exposições centradas na história do cinema e no filme "A Metamorfose dos Pássaros" de Catarina Vasconcelos;
- Lançamento do livro da coleção "O Filme da Minha Vida", com ilustrações de Eva Evita.

Os ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana são organizados pela Associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Mais informações e programação > https://www.encontrosdecinema.pt/
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Amigas e Rivais" no Capitólio

Em parceria com a EGEAC, oferecemos 10 convites duplos para a sessão do dia 7 de maio (quarta-feira), às 21h00. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,684,671