Exposições
Cisterna - Ritmos e arritmias da poética têxtil
Mais de mil peças criadas por autores de dez países, de Portugal à Indonésia, são expostas no Castelo de Leiria, no âmbito do projeto “Cisterna - Ritmos e arritmias da poética têxtil”.

6 Mai a 6 Jul 2025
Segundo nota do Politécnico de Leiria e da Câmara Municipal de Leiria, parceiros no projeto, a mostra pretende valorizar o potencial dos têxteis como suporte para a expressão cultural e social.
As peças a apresentar são em suporte têxtil ou multimatéria, com 10x10 centímetros de dimensão, e foram criadas para a exposição que está inserida no projeto de investigação “Programação e intervenção social pelas artes no ensino superior: ensaios interdiscursivos” (PIAES), que envolveu os politécnicos de Leiria, Bragança e Viseu.
O PIAES tem como âncora o projeto internacional “Cartografias Têxteis”, que articula práticas artísticas, investigação participativa e processos colaborativos para explorar memórias, identidades e narrativas comunitárias por meio do têxtil, numa iniciativa da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) e do Grupo de Investigação em Artes, Comunidade e Educação (GriArCE - 2021).
O Politécnico de Leiria acrescentou que aos materiais expostos vão juntar-se, durante os próximos meses, outras peças realizadas através de atividades promovidas pelo Plano Nacional das Artes.
A inauguração de “Cisterna - Ritmos e arritmias da poética têxtil” acontece às 16:30 de terça-feira, na Cisterna do Castelo de Leiria, onde fica patente até 06 de julho.