"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Che cosa sono le nuvole?"

Exposição de estreia do artista Nuno Henrique na Galeria 111.

10 Mai a 21 Jun 2025

Galeria 111
Campo Grande, 113 - 1700-089 Lisboa
Preço
Entrada livre
A exposição "Che cose sono le nuvole?", de Nuno Henrique, tem como ponto de partida um caracol endémico do Ilhéu de Cima, na costa sudeste de Porto Santo, na Madeira. Denominada Wollastonaria turricula, esta espécie encontra-se sob rochas vulcânicas numa área bastante limitada dentro do próprio ilhéu. W. turricula está atualmente classificada como vulnerável, segundo os critérios da UICN. Até muito recentemente estava ameaçada pela perda do seu habitat por ação dos coelhos e do homem, situação revertida através de um programa de conservação com a espécie a recuperar e aumentar não só a sua área de distribuição como também a sua abundância.

Natural do Funchal, Nuno Henrique tem vindo a trabalhar acerca das relações interespécies, uma temática onde sobressaem as vivências pessoais, como foi o caso da exposição "O Cão do Dragoal", apresentada no ano passado no Museu Henrique e Francisco Franco, que teve origem num encontro inesperado do artista com um animal durante uma caminhada também no arquipélago do Porto Santo.

"Che cosa sono le nuvole?" configura-se como uma instalação composta por esculturas e desenhos que convocam a espécie W. turricula, principalmente através da forma da sua peculiar concha, alongada como uma torre, como o próprio nome científico indica. As obras realizadas em diversos materiais — cartão, plexiglass, papel, gesso — são reveladas quer nas paredes, quer sobre estruturas metálicas dispostas sobre o desenho de uma espiral.

Se o título da mostra evoca uma curta-metragem poética de Pier Paolo Pasolini, onde o realizador italiano joga com a dialéctica do verdadeiro e do falso, há outras referências que atravessam a exposição: da "Anunciação", de Francesco del Cossa às obras onde Mario Merz representa caracóis.

O filme termina com o célebre actor Totó, no papel de Jago, a dizer a frase "Oh, straziante, meravigliosa bellezza del creato”, uma citação de Charles Baudelaire.
A exposição de Nuno Henrique é também acerca da beleza. E da sua fragilidade.

Óscar Faria
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
107,022,853