"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Human Entities 2025: Paco Calvo

9ª Edição do Human Entities 2025: a cultura na era da inteligência artificial.

5 Jun 2025  |  18h00

Palácio Sinel de Cordes
Campo de Santa Clara, 142-145, 1100-458 Lisboa
Preço
Entrada livre
A compreensão convencional da inteligência foi durante muito tempo moldada por modelos humanos e animais, deixando pouco espaço para considerar o potencial cognitivo das plantas. No entanto, a investigação emergente desafia esta perspetiva, revelando que as plantas se envolvem com o seu meio envolvente de formas que sugerem a resolução de problemas, adaptação flexível e até modos de comportamento antecipatório.

Nesta conversa, apresentarei algumas descobertas fundamentais, explorando a forma como as plantas processam a informação, respondem a estímulos e coordenam as suas ações através de mecanismos de sinalização sofisticados. Para além das descobertas científicas, estes conhecimentos suscitam questões filosóficas mais profundas. Porque temos dificuldade em conceber as plantas como algo mais do que organismos passivos? Que pressupostos moldam a nossa tendência para separar o humano do não-humano, a inteligência do instinto ou a ação do ambiente? Os nossos quadros conceptuais e linguísticos estão muitas vezes mal equipados para acomodar a possibilidade de as plantas também participarem na teia da cognição. Ao questionar estes preconceitos, abrimos a porta a uma visão mais expansiva e inclusiva da vida; uma visão que reconhece a inteligência como um fenómeno mais amplo e mais distribuído pelos sistemas biológicos. Esta mudança de perspetiva não só aprofunda a nossa compreensão das plantas, como também nos desafia a repensar ideias fundamentais sobre a mente, a perceção e a natureza interligada de todos os seres vivos.

Paco Calvo
Professor de Filosofia da Ciência, Investigador Principal do Minimal Intelligence Laboratory (MINT Lab) da Universidade de Murcia (Espanha). Os seus interesses de investigação abrangem as ciências cognitivas, com especial ênfase na inteligência das plantas, psicologia ecológica e ciências cognitivas incorporadas, robótica e IA. Utiliza fotografia de lapso de tempo para explorar a perceção-ação e a aprendizagem nas plantas. Os seus artigos científicos foram publicados em Annals of Botany, Biochemical and Biophysical Research Communications, Frontiers in Neurorobotics, Frontiers in Robotics and AI, Journal of the Royal Society, Plant, Cell & Environment, Plant Signaling & Behavior, Scientific Reports and Trends in Plant Science, entre outras publicações. É autor do livro de ciência popular Planta Sapiens: A Inteligência Secreta das Plantas (Editorial Presença, 2023; com Natalie Lawrence).

https://www.um.es/mintlab/index.php/about/people/paco-calvo

Quinta, 5 de junho 2025, 18.30
Sessão de autógrafos pelas 18.00
Entrada livre, mediante registo AQUI

Planta Sapiens: Repensar a inteligência no mundo vivo

A conversa será em língua inglesa e seguida de uma sessão de Q&A.

Programa de conversas maio – junho 2025
Ver programa completo AQUI  

Organização CADA em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa

O CADA é uma estrutura financiada por: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa; Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia – NOVA LINCS; Instituto Ciências Sociais, Universidade de Lisboa; DINAMIA’CET (ISCTE-IUL) e Faculdade Belas Artes, Universidade de Lisboa, Departamentos de Design de Comunicação e Arte Multimédia.
Direção de arte + design gráfico: Emir Karyo
Fotografia: Joana Linda
Som: Diogo Melo
Foto: Nick Bradshaw

Necessidades especiais
Deficiência auditiva: serviço de conversão voz para texto através de software está disponível a pedido. Por favor enviar um email com 3 dias de antecedência para sofiaoliveira506@gmail.com
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,475,256