"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Human Entities 2025: Caroline Busta

9ª Edição do Human Entities 2025: a cultura na era da inteligência artificial.

28 Mai 2025  |  18h30

Palácio Sinel de Cordes
Campo de Santa Clara, 142-145, 1100-458 Lisboa
Preço
Entrada livre
Notas sobre ‘conteúdo’
Caroline Busta
Escritora e editora

À medida que a perspetiva de um ponto de vista dá lugar a formas coletivas de conhecimento, que os media proliferam sem fim, que o texto é cada vez mais sentido do que lido e que o mito do génio individual-criativo é dissolvido pela lógica dos LLMs treinados em enxames, estamos a atravessar uma mudança de época na expressão e receção humanas. Analisando esta mudança de clima comunicacional, Caroline Busta, cofundadora do New Models, examinará o papel do ‘conteúdo’ neste contexto e algumas abordagens emergentes de adaptação.

Caroline Busta
Caroline Busta é cofundadora do canal de media crítico New Models. Anteriormente, foi EIC da Texte zur Kunst e Editora Associada da Artforum. Foi coeditora do catálogo de Holly Herndon & Mat Dryhurst, All Media is Training Data (2024, Serpentine/König) e o seu recente ensaio ‘Hallucinating sense in the era of infinity-content’ aparece na edição SS24 da revista Document.

https://studio.newmodels.io

Entrada livre, mediante registo AQUI

A conversa será em língua inglesa e seguida de uma sessão de Q&A.

Integrado no evento
Human Entities 2025: a cultura na era da inteligência artificial
9ª edição
Programa de conversas maio – junho 2025
Ver programa completo AQUI

Ficha Técnica
Organização CADA em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa

O CADA é uma estrutura financiada por: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa; Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia – NOVA LINCS; Instituto Ciências Sociais, Universidade de Lisboa; DINAMIA’CET (ISCTE-IUL) e Faculdade Belas Artes, Universidade de Lisboa, Departamentos de Design de Comunicação e Arte Multimédia.
Direção de arte + design gráfico: Emir Karyo
Fotografia: Joana Linda
Som: Diogo Melo

Necessidades especiais
Deficiência auditiva: serviço de conversão voz para texto através de software está disponível a pedido. Por favor enviar um email com 3 dias de antecedência para sofiaoliveira506@gmail.com
Agenda
Festivais

KULTURfest Lisboa

Sede do Goethe-Institut em Lisboa, Igreja Evangélica Alemã, Teatro do Bairro Alto 21 Mai a 25 Mai 2025

Ver mais eventos
Visitas
107,461,482