"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

A BIME está de volta! Levantamos a cortina para a 17ª edição

O CENDREV está a preparar a próxima edição da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, que decorrerá de 3 a 8 de junho de 2025.

3 Jun a 8 Jun 2025

Évora
Trata-se de um acontecimento de enorme importância na área do Teatro de Marionetas, não só no plano nacional, mas também no plano internacional, cuja 17.ª edição contará com a presença de 27 companhias de 10 países: Brasil, Japão, Chile, Turquia, Chéquia, Espanha, Inglaterra, Itália, Dinamarca e Portugal. Uma cidade cheia de marionetas, com apresentações também na Azaruja, Arraiolos, Redondo e Reguengos de Monsaraz. Ao todo podemos contar com 90 espetáculos, em 14 espaços diferentes, 1 Exposição em parceria com o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e o Museu das Marioneta, 1 Seminário Internacional de Marionetas, em parceria com o CHAIA - Centro de História de Arte e Investigação Artística, da Universidade de Évora e várias Oficinas para as escolas.

A primeira edição da Bienal teve lugar em 1987, num momento em que se davam ainda os primeiros passos na organização e realização de acontecimentos desta natureza em Portugal. A criação deste evento decorreu do trabalho iniciado em 1980, pelo Centro Dramático de Évora – CENDREV, com os Bonecos de Santo Aleixo (pequenas marionetas tradicionais de varão da região do Alentejo) que constituíram, então, “nova família” no Teatro Garcia de Resende e hoje em dia são os dignitários anfitriões da Bienal, sendo também a imagem de marca do evento.  A experiência adquirida ao longo de anos através do trabalho realizado pelos atores da companhia com os Bonecos um pouco por todo o mundo, articulada com a classificação de Évora como cidade Património da Humanidade pela UNESCO, contribuíram de forma decisiva para a valorização desta iniciativa. A BIME foi alcançando assim um assinalável prestígio no país e no estrangeiro, e foi construindo, ao longo das várias edições, uma identidade muito própria, referida recorrentemente pelos artistas e pelo público.

A cidade de Évora dispõe de condições verdadeiramente excecionais para a acolher este evento, com um centro histórico que é um verdadeiro palco natural ao ar livre. Assim, para além dos espetáculos de sala, a programação considera um enorme número de apresentações em diversos espaços de rua, dando forma a um programa de animação cultural da cidade património a caminho da Capital Europeia da Cultura.

A sua realização é possível devido ao financiamento do Ministério da Cultura, através da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e do financiamento da Câmara Municipal de Évora, parceira do CENDREV na sua realização.

>> Conheça aqui o calendário
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,524,050