"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Literatura

Castelo Branco recebe Festival de Língua Portuguesa no Cineteatro Avenida

O Cineteatro Avenida, em Castelo Branco, recebe, nos dias 21, 22 e 23, o Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2025, evento que pretende mostrar a dimensão universal de uma língua espalhada pelo mundo.

© CM Castelo Branco

21 Mai a 23 Mai 2025

Cine-Teatro Avenida
Av. Gen. Humberto Delgado 99, 6000-081 Castelo Branco

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com a Alma Azul, editora e produtora de atividades literárias e que conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

Na sua primeira edição, o festival procura leitores para a criação de uma comunidade que dará voz a textos de Daniel Filipe, Raduan Nassar e Adélia Prado.

“Leitores, com a idade mínima de 16 anos, podem inscrever-se até dia 11, na morada eletrónica da produtora de atividades literárias Alma Azul, para a leitura do longo poema ‘A Invenção do Amor’, de Daniel Filipe, que nasceu na Boa Vista [Cabo Verde] e de quem se assinala este ano o centenário”, explicou em comunicado, a organização.

O festival é inaugurado no dia 21, às 18:00, precisamente com a leitura do poema de Daniel Filipe.

No dia 22, também às 18:00, as leituras organizam-se em redor do brasileiro Raduan Nassar, Prémio Camões 2016, autor singular que, após a edição de três livros, abandonou a vida literária, não sem antes escrever um conto publicado em “Menina a Caminho”, através do qual explica a sua radical opção.

O terceiro e último dia do festival é dedicado a Clarice Lispector e irá ser lida uma seleção de poemas do Livro “Com Licença Poética”, da atual detentora do Prémio Camões, Adélia Prado, dando desta forma a conhecer a obra da autora brasileira que completará, no mês de dezembro, 90 anos.

De acordo com comunicado da organização, este ano, o festival literário conta com a participação de Patrícia Portela, José Manuel Castanheira, Jaime Rocha, Paulo Campos dos Reis, Carlos Mendes de Sousa e Maria Emília Castanheira, entre outros.

Do programa destaca-se ainda o centenário de José Cardoso Pires, uma homenagem a Alberto Pimenta e a abordagem a Clarice Lispector, através do aprofundamento literário e cultural da sua obra.

O Festival encerra no dia 23, às 21:30, com a projeção do filme de Luiz Fernando Carvalho: “A Paixão Segundo G. H.”, numa adaptação do romance de Clarice Lispector.

O filme terá entrada gratuita, como todas as sessões do Festival A Língua Toda 2025.

 

Fonte: Agência Lusa
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,436,581