Formação
Xintoísmo: Entre a Arte e a Espiritualidade
Qual a origem do Xintoísmo, antigo culto dos espíritos kami? De que forma é que esta crença se relaciona com o Budismo e influencia as celebrações anuais do Japão? Este é o ponto de partida do curso lecionado por Manuel Sanches, a decorrer no Museu do Oriente, a 31 de maio.

31 Mai 2025 | 10h00
Numa abordagem inicial, a sessão apresenta os fundamentos ancestrais da tradição do Xintoísmo e questiona a sua relação com as divindades espirituais, as práticas budistas, o imaginário japonês, a construção da identidade nacional e o papel da família imperial.
Em seguida, os participantes são convidados a visitar peças específicas de cariz xintoísta na exposição Japão: Festas e Rituais, de modo a ilustrar a presença contínua do Xintoísmo nas dinâmicas culturais e políticas do país.
Orientado por Manuel Sanches, académico dedicado à investigação das tradições religiosas do Budismo, com enfoque no estudo da mente e consciência, bem como nos ensinamentos e meditação budistas segundo a tradição Theravada, este curso presencial, combina história, religião, espiritualidade e arte para dar a conhecer as raízes xintoístas que, até aos dias de hoje, influenciam as inúmeras festas e rituais japoneses.
Curso Presencial
Horário: 10.00 às 13.00
Público-alvo: M/16 anos (Idade Indicativa)
Participantes: 08 (Mínimo) e 20 (Máximo)
Preço: 30€ (Inclui Visita às Exposições)
Sessão com visita guiada