"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Escritor Geovani Martins dá conferência no Porto sobre novos pontos de vista na literatura brasileira

No próximo dia 15 de maio de 2025, às 18h30, o escritor brasileiro Geovani Martins será o convidado da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, para a conferência intitulada "Outros, quem? Novos pontos de vista na literatura brasileira".

15 Mai 2025  |  18h30

Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto
Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto
Preço
Entrada livre
O evento terá lugar no Auditório Ilídio Pinho, no Porto, e integra o programa anual “O Estrangeiro”, uma iniciativa que conta com a curadoria de Djaimilia Pereira de Almeida, Daniel Ribas, José Alberto Gomes e Nuno Crespo.

Geovani Martins, nascido em 1991 no bairro de Bangu, Rio de Janeiro, é uma das vozes emergentes da literatura brasileira contemporânea. O seu primeiro livro “O sol na cabeça” é uma coletânea de contos e venceu o Prémio Rio de Literatura em 2019, tendo tido edições publicadas em dez países. Em 2023, lançou o seu primeiro romance “Via Ápia” que conta a história de cinco jovens durante a chegada da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) a favela da Rocinha. Esta obra foi distinguida com o Prémio da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA) para melhor romance (2023).

“Geovani propõe, com esta conferência, uma reflexão sobre como, historicamente, o Brasil produz estrangeiros nascidos na sua própria terra. Pessoas negras, indígenas, faveladas ou periféricas que continuam a ser tratadas pelas estruturas de poder como corpos estranhos ou exóticos,” explica Daniel Ribas, diretor do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e um dos curadores do programa “O Estrangeiro”.

Com curadoria de Djaimilia Pereira de Almeida, Daniel Ribas, José Alberto Gomes e Nuno Crespo, o programa “O Estrangeiro” convida artistas, pensadores e público em geral para uma reflexão profunda sobre a questão do estrangeiro ao longo de um semestre. Organizado pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, este programa teve início a 20 de fevereiro e termina a 29 de maio de 2025. Todos os eventos decorrem nos espaços do Católica Art Center que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

A entrada é livre, mas sujeita a limitação da sala.

>> Mais informações
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,195,844