Teatro
Música
Fame – Um ponto de partida para uma escola de artes performativas do séc. XXI
No ano em que a Act comemora 25 anos de existência, não haveria escolha mais adequada para o espetáculo dos nossos alunos finalistas do que o musical Fame.

11 Mai a 15 Jun 2025
E porquê? Pelos inevitáveis paralelos entre a escola de artes nova-iorquina que serve de cenário à história e a Act.
O musical, com libreto de Jose Fernandez, música de Steve Margoshes e letras de Jacques Levy, estreou-se em 1988 em Miami, na Flórida. Foi precedido por um filme (1980) e por uma série de televisão (exibida de 1982-88). Esta última talvez seja a memória mais presente que temos de Fame.
A narrativa começa com as audições para o próximo ano letivo do New York High School of Performing Arts. Um grupo de jovens, cheios de talento e sonhos, iniciam assim o percurso que os vai levar a uma carreira artística. No fim do caminho, são confrontados com as suas próprias expectativas, desilusões, medos e inseguranças.
António Pires, que será mais uma vez o encenador do espetáculo final da Act, começa a sua dramaturgia neste ponto de intersecção entre a ficção e a realidade. Os nossos alunos também se encontram num momento semelhante de dúvidas e incertezas, criando assim uma empatia quase autobiográfica entre atores e personagens.
Com 28 intérpretes em palco, a filosofia de António Pires é sempre criar um contexto em que todos possam «brilhar». Sem nunca abandonar a narrativa original, introduz textos de outras fontes que criam um diálogo com a temática de Fame e que dão a cada ator e atriz um momento que podem tornar seu; sem pesar na leveza do musical, confere ao espetáculo mais camadas.
Elenco Alunos finalistas da Act 2024/2025
Encenação António Pires
Direção musical Artur Guimarães
Direção vocal Sissi Martins
Coreografia Paula Careto