Encontros
Montepio Associação Mutualista apresenta ciclo de poesia dedicado a Ary dos Santos, canções, mulheres e Fado
O Montepio Associação Mutualista acolhe no seu espaço cultural – atmosfera m, em Lisboa, o ciclo “Poesia e qualquer coisa mais…”. Este ciclo explora a poesia com outras formas de expressão artística, como a música, o fado e a interpretação.

8 Mai a 29 Mai 2025
Até 29 de maio, sempre às quintas-feiras, às 18h30, o espaço atmosfera m convida o público a celebrar a poesia com interpretações inéditas, com quatro grupos de artistas que apresentam diferentes linguagens artísticas.
A data de estreia, 8 de maio, conta com a participação do cantautor Marco Oliveira e da atriz Ana Sofia Paiva no recital poético-musical - “Nos Passos de Ary” - que celebra a vida e obra do poeta e letrista Ary dos Santos, um dos mais talentosos poetas da sua geração. O espetáculo guiará o público numa viagem intimista pelas palavras e músicas que marcaram uma geração, num tributo emocionante a um dos maiores nomes da cultura portuguesa.
Já na semana seguinte, a 15 de maio, o ciclo de poesia apresenta "Canções Para Poetas", um espetáculo original de André Gago. Após iniciar a sua jornada na composição musical a compor música para espetáculos em 2012, com o projeto Beat Hotel e criar as canções para "A Flor do Lácio", André Gago desenvolveu um vasto repertório de canções inspiradas em poemas de diversos autores portugueses, brasileiros e norte-americanos, incluindo Ary dos Santos, Daniel Faria, Ana Hatherly, Sophia de Mello Breyner, Vasco Graça Moura, Natália Correia, Alexandre O’Neill, Olavo Bilac, Oswald de Andrade, Lawrence Ferlinghetti e Jorge de Sena. Este trabalho culminou no projeto "Canções Para Poetas", que agora apresenta.
A terceira sessão do ciclo de poesia, dia 22 de maio, conta com a participação de duas reconhecidas atrizes, Maria João Luís e Teresa Faria, que apresentarão “Mulheres e Poemas”. As duas artistas juntam-se para dar voz a poemas que falam sobre as mulheres, levando o público a conhecer a beleza e a força da poesia portuguesa, desde Camões a poetas contemporâneos.
A terminar, no dia 29 de maio, o ciclo “Poesia e qualquer coisa mais…” acolhe Helder Moutinho para um final de tarde de “Fado Sem Rede”, uma celebração da poesia tradicional popular e do fado tradicional. O fadista, acompanhado por Ricardo Parreira na guitarra e João Filipe na viola, convida o público para uma jam session, um formato no qual alguns poetas apresentam as suas obras, juntamente com as melodias do fado tradicional.
Para assistir às sessões deste ciclo de poesia, no espaço atmosfera m – Rua Castilho nº 5, Lisboa, os interessados deverão enviar um e-mail para atmosferam.lisboa@montepio.pt, com indicação da sessão a que pretende assistir (limitado a 2 pessoas e à capacidade da sala).
Horário: Quintas-feiras, de 8 a 29 de maio, às 18h30.