Música
Wonderful Town
O Teatro Tivoli BBVA recebe, a 21 de junho, Wonderful Town, um musical em versão concerto produzido pelo Teatro Nacional de São Carlos.

21 Jun 2025 | 19h00
«A minha vida dava um livro», foi o que pensou Ruth McKenney quando escreveu crónicas acerca do seu dia-a-dia. Mal sabia que daria origem a um filme… e a um musical de Leonard Bernstein.
Nos anos 30 do século XX, as irmãs Ruth e Eileen McKenney mudaram-se de Columbus (Ohio) para Nova Iorque, em busca de oportunidades. A bela Eileen era aspirante a atriz e Ruth sonhava ser escritora. Foi no The New Yorker que escreveu curtas histórias autobiográficas, que viriam a ser reunidas em livro, em 1938. My sister Eileen, que relata as inusitadas aventuras das duas irmãs num bairro repleto de figuras curiosas, tornou-se um sucesso.
A popularidade do livro fez com que fosse adaptado a uma peça de teatro (1940), um filme (1942) e, em 1953, num musical composto por Leonard Bernstein.
A produção original teve 559 representações e o musical recebeu cinco Tony Awards, incluindo o de melhor musical. Números musicais como One hundred easy, Ways to lose a man, Conga!, Swing! E Wrong note rag são perfeitos exemplos da vivacidade, ritmo contagiante e alegria do musical que celebra a diversidade, a liberdade e a tolerância.
Leonard Bernstein
Wonderful town
Texto Joseph Fields e Jerome Chodorov, a partir de contos autobiográficos de Ruth McKenney
Textos das canções Betty Comden e Adolph Green
Direção musical Joana Carneiro
Ruth Sherwood Laura Pitt-Pulford
Eileen Sherwood Lara Martins
Robert Baker Luís Rodrigues
Wreck / Frank Lippencott / Narrador/ Primeiro polícia Mário Redondo
Guia / Primeiro editor / Chick / Terceiro polícia I Diogo Oliveira
Segundo editor / Lonigan / Segundo e quarto polícias Sérgio Martins
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular Giampaolo Vessella
Orquestra Sinfónica Portuguesa