Teatro
Festivais
Três dias de teatro juvenil em Coimbra com o Festival PANOS
De 30 de maio a 1 de junho, o Convento São Francisco, em Coimbra, recebe o Festival PANOS, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI. Ao longo de três dias, serão apresentados seis espetáculos, um lançamento de um livro e uma festa, num Festival pensado para os jovens.

30 Mai a 1 Jun 2025
De 30 de maio a 1 de junho, o Convento São Francisco, em Coimbra, acolhe a 17.ª edição do Festival PANOS, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI. Ao longo de três dias, Coimbra será palco do teatro juvenil e das novas dramaturgias, num Festival onde se lê, faz e apresenta teatro de e para jovens, numa verdadeira celebração coletiva e intensa da experiência teatral.
O PANOS – palcos novos palavras novas é um projeto do Teatro Nacional D. Maria II, com coordenação de Sandro William Junqueira, e destinado a grupos de teatro juvenil, provenientes de escolas, associações, teatros e grupos municipais de todo o país.
Ao longo de quase um ano, num processo composto por várias fases, o PANOS promove e valoriza o teatro juvenil em Portugal e as novas dramaturgias, a partir da criação artística em conjunto com dezenas de grupos de teatro. Em cada edição do projeto, o D. Maria II encomenda três peças originais a escritoras/es, para serem representadas por grupos de adolescentes, com idades entre os 12 e os 19 anos, promovendo e valorizando o contacto entre o teatro juvenil e as novas dramaturgias. Nesta 17.ª edição, foram mais de 40 os grupos de teatro juvenil que participaram no projeto e tiveram oportunidade de trabalhar a partir de textos originais de Gisela Casimiro (Vida: uma aplicação), Mário Coelho (Tulpa) e Matilde Campilho (O Grande Fogo).
Estes grupos escolheram e encenaram um dos três textos teatrais, ensaiaram e estrearam o espetáculo nas suas cidades, vilas ou aldeias. Seis criações foram depois selecionadas por um júri para apresentação no Festival PANOS:
- O Grande Fogo, de Matilde Campilho, pelo (En)Cena – Escola Secundária de Serpa (Serpa)
- O Grande Fogo, de Matilde Campilho, por TrevoVioleta Escuro (Portalegre)
- Tulpa, de Mário Coelho, pelo Grupo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém)
- Tulpa, de Mário Coelho, pelo Grupo de Teatro Juvenil do Virgínia (Torres Novas)
- Vida: uma aplicação, de Gisela Casimiro, por Sol d’Alma – Associação de Teatro (Válega, Ovar)
- Vida: uma aplicação, de Gisela Casimiro, pela Trupe Juvenil Leirena Teatro (Leiria)
Em cada um dos três dias de Festival, será possível assistir a dois espetáculos, às 18h e às 20h. No âmbito do Festival PANOS, será ainda lançado, no Foyer do Convento São Francisco, no dia 31 de maio, sábado, às 16h, o livro PANOS, que compila os três textos originais da edição deste ano do projeto. Também no sábado, depois dos espetáculos, a partir das 22h, a Sala Conventual do Convento São Francisco será palco de uma Festa.
Mais informações sobre toda a programação do Festival PANOS aqui.