Música
CMML2025-III: "Levantou-se a alva" (Ciclo de Música Medieval de Leiria 2025)
No dia 31 de maio, o Castelo de Leiria irá promover o terceiro evento do CMML2025 no âmbito do Ciclo de Música Medieval de Leiria 2025, sob o signo Música e Poesia do Rei-Trovador, Setecentos Anos Após D. Dinis.

31 Mai 2025 | 15h00
Integrado na programação dos 700 anos da Morte do rei D. Dinis
Tanto a oficina participativa como o recital de poesia musicada serão inteiramente dedicados às Cantigas de Amigo, e a talentosa artista convidada Maria Bayley dará voz à Amiga ao longo da performance.
Sábado, 31 de maio, 15h00 (Paços Novos do Castelo de Leiria) & 16h30 (Igreja da Pena)
Castelo de Leiria
CMML2025 III: Oficina Participativa: Albas e Cantigas de Amigo
A nível poético, a voz da mulher na Idade Média encontrou o seu forte lugar nas Cantigas de Amigo. Nestas canções, a oradora rodeia-se do seu amante, da sua mãe, irmã, amigas, e até de outros interesses amorosos. Nesta oficina participativa, analisa-se de perto a "Amiga", por meio de poemas escritos por D. Dinis, o Rei-Poeta, e de outros trovadores e jograis da Ibéria medieval, que contribuíram para a maior coleção da Europa de cantigas na voz da mulher. Aqui, declamam-se poemas, analisam-se em grupo as suas personagens e atmosferas, encontram-se diferenças entre as suas várias formas, e exploram-se esquemas de rimas, como o leixa-pren, tão típico das Cantigas de Amigo.
CMML2025 III: “Levantou-se a alva”
Neste concerto, a saudade e o poder feminino ganham expressão na sua forma mais pura, partilhando amor, desejo, e perda. Em perfeita harmonia com a música, The Wandering Bard (TWB Ensemble) interpreta a poesia de D. Dinis, o Trovador, fazendo-a acompanhar-se de obras de outros trovadores da sua época. A mais encantadora Alba, Pastoral e Cantiga de Amigo revelar-se-á repleta de atmosferas e personagens cativantes, sendo seguidas de melodias emblemáticas da música medieval de Portugal e Espanha.
***
Direção Artística:
Esin Yardimli Alves Pereira & Ricardo Alves Pereira
Participantes:
ENSEMBLE
The Wandering Bard (TWB Ensemble)
Esin Yardimli Alves Pereira: Vielle
Ricardo Alves Pereira: Alaúde, Declamação & Comentários
ARTISTA RESIDENTE
Paul Johnson: Percussão
ARTISTA CONVIDADA
Maria Bayley: Declamação e Canto
BILHETES
Incluído no bilhete de entrada do Castelo (2.1€).
Bilhetes disponíveis para venda no próprio dia a partir das 9h30.
Limitado à lotação da sala.
+info: contact@cordasonora.com
https://cordasonora.com/ciclo_de_musica_medieval_de_leiria_2025/
CICLO DE MÚSICA MEDIEVAL DE LEIRIA 2025
O Ciclo de Música Medieval de Leiria 2025 é uma celebração da poesia e da música seculares da tradição trovadoresca da Idade Média em Portugal e na Península Ibérica. Presta homenagem às Cantigas de Amor, Cantigas de Amigo e Cantigas de Escárnio e Maldizer, com especial destaque para a poesia do Rei D. Dinis, o Rei-Trovador, e para a obra dos seus contemporâneos como Martim Moxa, João Garcia de Guilhade, João Zorro e Airas Nunes. O ciclo integra-se no programa cultural que assinala os 700 anos da morte do Rei D. Dinis.
O CMML2025 inclui mais de dez dias de concertos e eventos interativos ao longo do ano. Cada estilo poético é interpretado por artistas convidados, cujas vozes e instrumentos dão corpo às subtilezas do universo trovadoresco ibérico. Estas apresentações conciliam o rigor da investigação histórico-musical com a visão artística do grupo anfitrião, The Wandering Bard (TWB Ensemble), fundado pelos músicos Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, que assumem também a direção artística do ciclo.
O CMML2025 é promovido pelo Município de Leiria – Castelo de Leiria, com o apoio da Antena 2, e produzido pela CordaSonora e pela Quimeras & Gárgulas – Associação Cultural.
THE WANDERING BARD (TWB ENSEMBLE)
Fundado em 2018 pelos músicos internacionalmente premiados, Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, The Wandering Bard tece a essência da música antiga com a intemporal tradição da narração de histórias.
Inspirando-se nos trovadores e bardos —uma homenagem ecoada no seu próprio nome— o ensemble apresenta um repertório construído através de uma lente historicamente informada, enriquecido por narrativas cativantes, tornando os seus trabalhos em viagens encantadoras.
O grupo dá vida a obras de compositores conceituados da música antiga e mestres anónimos dos séculos XII a XVIII. Cada arranjo é uma criação única meticulosamente trabalhada por TWB, mantendo-se fiel à era de origem e preservando a sua essência histórica.
TWB colabora em palco com percussionistas, cantores e coros adequados ao repertório que executam; focando principalmente no repertório medieval e renascentista. Para além de se ter apresentado em muitos festivais de músicas do mundo e de música antiga em Espanha, Holanda, Inglaterra e Portugal, TWB Ensemble lançou 6 álbuns que são apreciados por milhares de pessoas em todo o mundo, ultrapassando um milhão de reproduções em plataformas online.
Actualmente o The Wandering Bard está activo no Castelo de Leiria. Esin e Ricardo são os diretores artísticos do Ciclo de Música Medieval de Leiria, proporcionando workshops históricos e concertos com artistas residentes e convidados ao longo do ano de 2024 e 2025.