Teatro
Teatro dos Ibedes estreia espetáculo no Ladoeiro
O Teatro dos Ibedes, um novo e original projeto comunitário, estreia o seu primeiro espectáculo no próximo dia 24 de maio, às 19h30, no Centro Cultural do Ladoeiro.

24 Mai 2025 | 19h30
A peça intitula-se “Campina’s Coqueteile – um sabor único a... Ladoeiro” e é fruto de um trabalho colaborativo entre a população local e a companhia Ajidanha.
Com encenação e dramaturgia de Carla Miguel e Rui Pinheiro, e com o apoio técnico de Paulo Vaz, o espetáculo nasceu de um desafio lançado pela Junta de Freguesia do Ladoeiro, envolvendo habitantes da localidade sem experiência prévia em teatro.
“Trabalhar com pessoas sem qualquer experiência de palco, é sempre gratificante, aproveitando-se as suas potencialidades genuínas”, destacam Carla Miguel e Rui Pinheiro.
“O texto foi construído com base na informação que se foi recolhendo dos vários elementos desta fantástica equipa. Uma equipa que, desde o início, se mostrou focada e responsável”, acrescentam.
O elenco conta com a participação de Abílio Carreiro, Amália Ribeiro, Beatriz Afonso, Conceição Nunes, Cristina Almeida, Fernanda Freixo, Elisa Silva, Gisela Santos, Maria José, Otília Dias, Rita Martins e Teresa da Silva.
Mais do que a criação de um espetáculo, esta iniciativa resultou na formação de um grupo de teatro - o Teatro dos Ibedes - na bonita localidade do Ladoeiro.
SINOPSE
Para degustar este delicioso “Campina’s Coqueteile”, necessita de:
05 dl de leite da vaca Mimosa (da LusoSerra);
1 colher de sopa de água do canal do regadio (se tchegar);
1 dl de polpa de tomate (da Saipol);
2 dl de água ardente (da que cura feridas);
Uma fatia de melancia DO LADOEIRO (e com pevides!);
Bostear com umas partículas de tabaco (de primeira);
Caqueirar rapidamente o shaker.
(Servir com a resiliência característica do povo Ladoeirense.)
FICHA TÉCNICA
Encenação e dramaturgia: Carla Miguel e Rui Pinheiro
Texto: criação coletiva
Interpretação: Abílio Carreiro, Amália Ribeiro, Beatriz Afonso, Conceição Nunes, Cristina Almeida, Fernanda Freixo, Elisa Silva, Gisela Santos, Maria José, Otília Dias, Rita Martins e Teresa da Silva.
Desenho de luz: Rui Pinheiro e Paulo Vaz
Operação de Luz e som: Paulo Vaz
Figurinos: Criação coletiva
Construção de adereços: Abílio Carreiro
Com poemas de: “Um povo, uma campina”, de Manuel D´ Almeida Barata
Apoio: Junta de Freguesia do Ladoeiro, ajidanha.
Produção: Teatro dos Ibedes