Teatro
Agora, agora! Teatro Nacional São João dá palco a espetáculos de novos criadores portuenses
Entre 5 de junho e 6 de julho, o TNSJ acolhe três espetáculos de jovens artistas da cidade do Porto, produzidos pelas também portuenses ASSéDIO e Subcutâneo. No ciclo Agora, agora! Novos criadores do Porto o público sobe ao palco do Teatro São João.

5 Jun a 6 Jul 2025
Conversa Porca é o primeiro espetáculo a ser apresentado no âmbito do ciclo Agora, agora! Novos criadores do Porto. A peça de Pedro Galiza, que parte da comédia negra The Dirty Talk (2005), de Michael Puzzo, coloca em cena dois homens que não param de falar entre si. L. e M. falam, discutem, gritam, preenchendo o silêncio com palavras, ideias e histórias, verdadeiras ou falsas, ternas ou obscenas, mansas ou impulsivas, porque simplesmente não querem estar sós. Mas é nos momentos em que nada dizem que a sua humanidade se revela em toda a sua complexidade.
Conversa Porca é uma produção da ASSéDIO Teatro, encenada e interpretada por Daniel Silva e Pedro Quiroga Cardoso. Está em cena de 5 a 8 de junho.
Segue-se Veroeste, de Sam Shepard, mais uma produção da ASSéDIO, que leva pela primeira vez às tabuas uma obra do multipremiado autor norte-americano. True West (1980), que na tradução de Pedro Galiza se converte em Veroeste, conta a história de Austin e Lee, dois irmãos em guerra. Forçados a conviver no mesmo espaço, a casa da mãe no Alasca, e instigados por sombrias memórias familiares e por uma mistura de aversão, inveja e ressentimento, os irmãos deixam-se arrastar para um duelo quase mortal, em pleno oeste americano.
Com encenação de Pedro Quiroga Cardoso e interpretação de Ângela Marques, Daniel Silva, João Cardoso e Pedro Galiza, Veroeste está em cena de 12 a 15 de junho.
A fechar o ciclo, e já no mês de julho, o São João dá palco a NÉMESIS, mais um texto de Pedro Galiza. Némesis, a antiga deusa grega da vingança e do castigo divinos contra os crimes e a arrogância dos homens, empresta aqui o seu nome a uma personagem que é, ao mesmo tempo, mulher, criança, cordeiro sacrificial e heroína de banda desenhada. Com encenação e interpretação de Joana Africano, a peça promove uma reflexão sobre o poder regenerador da ficção, que tanto celebra as suas virtudes, como nos relembra as tentações do escapismo e a força incendiária da relação entre herói e vilão.
NÉMESIS é uma produção da Subcutâneo – Teatro Hialurónico com a plataforma Grua Crua. Está em cena de 3 a 6 de julho.
No ciclo Agora, agora! Novos Criadores do Porto, o público sobe também ao palco do Teatro São João para assistir aos espetáculos, que têm uma lotação limitada. Os três espetáculos estão em cena às quintas-feiras e sábados às 19h, sextas-feiras às 21h e domingos às 16h. O preço dos bilhetes varia entre os 8 e os 16 euros.
Mais informações em tnsj.pt/conversaporca, tnsj.pt/veroeste, tnsj.pt/nemesis.