"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Visitas/Observações

“Tempo, Espaço e Ser. Território. Vila Nova de Famalicão”

A mostra que será permanente insere-se nas comemorações municipais do 30.º aniversário do Dia da Cidade, revestindo-se de grande relevância, sendo um contributo importante para o conhecimento e divulgação do território famalicense desde a sua génese.

Exposição permanente

Casa do Território - Parque da Devesa
Rua Fernando Mesquita 2453 – D, Antas - 4760-034 Vila Nova de Famalicão
O documentário “Famalicão”, produzido por Manoel de Oliveira em 1940 e a Pedra Formosa o ex-libris da arqueologia famalicense, descoberta na década de 90 nas escavações ao Castro Alto das Eiras, na freguesia de Pousada de Saramagos, são dois dos elementos que vão estar patentes na exposição “Tempo, Espaço e Ser. Território. Vila Nova de Famalicão”, na Casa do Território, no Parque da Devesa.

A exposição ocupa todo o piso inferior (-1) da Casa do Território, numa área de 500 metros quadrados e está estruturada em torno de três grandes diretrizes – Linha da Água (ambiente), Linha das Vias e dos Fluxos (desenvolvimento) e Linha das Pessoas e das Relações (cultura).

No contexto expositivo destaca-se ainda cinco elementos: os retratos falados que conta com o testemunho de 15 famalicenses que falam aos visitantes sobre si e sobre Famalicão; o Cine Famalicão, que apresenta os documentários de Manoel de Oliveira e o de Ricardo Malheiro datado de 1955; a Pedra Formosa do Alto das Eiras que se apresenta pela primeira vez ao público depois da sua recuperação; a maqueta do território do concelho e os expositores e as mesas interativas com jogos e diversos objetos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, esta exposição “realça a forma como o nosso ADN coletivo foi formado e que hoje é a maior força de Vila Nova de Famalicão.” E acrescenta: “Conhecer o caminho que a nossa comunidade percorreu e perceber a forma como cresceu é fazer luz sobre aquele que deverá ser o nosso percurso coletivo no futuro. Somos como uma árvore, que mais preparada estará para aguentar as intempéries de amanhã quanto mais fortes forem as suas raízes. E as nossas raízes desenvolveram-se como resultado do nosso crescimento e são reflexo da nossa natureza e identidade.”

Refira-se que a Casa do Território, abriu ao público aquando da inauguração do Parque da Devesa, em setembro de 2011. Composta por um auditório com capacidade para 150 pessoas e vários espaços amplos, a Casa do Território conserva ainda as marcas do passado, fazendo a ponte entre o presente e o futuro. Desde o início foi pensada para ser um espaço de divulgação, de participação e de aprendizagem sobre o território de Vila Nova de Famalicão e da região envolvente, valorizando elementos associados aos seus ativos e à sua identidade.

Refira-se que a exposição permanente resulta da aprovação da candidatura “Casa do Território: Produção, Exposição e Equipamentos Específicos”, submetida pela autarquia, no âmbito do Eixo Prioritário V – Promoção da Capacitação Institucional do Programa Operacional Regional do Norte – ON.2.
 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
106,877,750