"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Já Tão Longe" de Bela Silva no Tivoli Avenida Liberdade

"Já tão longe" é o nome da nova exposição de Bela Silva, que inaugurou no Tivoli Avenida Liberdade e ficará patente no lobby do hotel até 26 de julho. Esta mostra decorre no âmbito da Lisbon Design Week e é a segunda exposição do calendário de 2025 do clássico hotel lisboeta, integrada na iniciativa "Tivoli Art Collection – Make Room for the Masterpieces".

28 Mai a 26 Jul 2025

Tivoli Avenida Liberdade
Av. da Liberdade 185, 1269-050 Lisboa
Preço
Entrada livre
A apresentação de trabalhos de Bela Silva no Tivoli Avenida Liberdade, intitulada "Já tão longe”, propõe uma reflexão sobre espaços de transição e estados de impermanência.

Através das esculturas cerâmicas que representam aves e elementos vegetais, pretende assim convidar a natureza, através das suas cores e texturas, para dentro do conceito de hotel. Desta forma, propõe um diálogo entre aquilo que permanece e aquilo que escapa, presença pictórica de vegetação e de aves. A presença destas últimas, possivelmente migratórias, convocam a noção de movimento, de procura, de liberdade e de fragilidade. As plantas, por sua vez, sugerem raízes possíveis, presença imóvel, crescimentos inesperados, passagem do tempo que se dá de forma silenciosa.

Convida-se, assim, o visitante a habitar esse intervalo — o espaço do quase, do entre, do que está por vir e do que já foi.

Inspirada pelo universo simbólico do hotel, lugar de passagem, de relativo anonimato e de encontros fugazes, Bela Silva quis, através das obras apresentadas, criar um percurso visual que se transformasse em presenças, nessa atmosfera que remete a corredores silenciosos, quartos provisórios, salas de espera e outras zonas fronteiriças entre o público e o íntimo, o real e o imaginado. Lugares onde as identidades se diluem, onde a memória se confunde com a projeção e onde cada objeto carrega vestígios de presenças efémeras, conduzindo-nos por territórios liminares, espaço de transição entre um ponto e outro, entre o que era e o que vai ser.

"Já tão longe" afirma-se, portanto, como um exercício poético sobre movimento, sobre encontro e sobre ausência, convocando uma experiência que é ao mesmo tempo íntima e coletiva, singular e universal.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O PROCESSO DO CÃO"

Depois de ter emocionado o Festival de Cannes onde conquistou a Palm Dog, "O Processo do Cão", comédia original, escrita, realizada e protagonizada por Laetitia Dosch, estreia a 10 de julho nas salas de cinema. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,272,095