Festivais
Fazunchar 2025: Figueiró dos Vinhos volta a fazer da arte um lugar de encontro
De 16 a 24 de agosto, Figueiró dos Vinhos transforma-se novamente num palco vivo de arte e comunidade com a chegada da 7.ª edição do Fazunchar, o festival que tem vindo a afirmar-se como uma referência nacional na arte pública e no envolvimento do território.

16 Ago a 24 Ago 2025
Este ano, o Fazunchar 2025 reforça a sua identidade multidisciplinar com uma programação que cruza arte urbana, escultura, música, escrita, vídeo, fotografia, artes performativas e oficinas, sem nunca perder o foco no essencial: a ligação humana e a valorização do património cultural e social da região.
A edição arranca com a exposição da artista visual Raquel Beli, no Museu e Centro de Artes, que recria o espólio fotográfico da região com uma instalação que convida à reflexão sobre a memória coletiva e os afetos do território.
As residências artísticas — uma marca distintiva do festival — ganham força este ano com projetos como:
- A criação de uma música e videoclipe originais pelo músico Ricardo Azevedo com alunos do Agrupamento, a apresentar a 22 de agosto;
- Um novo livro de Luís Robalo, com uma rota literária espalhada pelas ruas de Arega e do centro da vila;
- Uma visita encenada com a comunidade, concebida e orientada pela artista Inês Fouto;
- E uma intervenção escultórica de Robert Panda na freguesia da Aguda, que levará também a cabo uma oficina com o público infantojuvenil, enquanto Raquel Beli orienta uma oficina para adultos.
Na arte mural, destaque para as intervenções ao vivo de Daniela Guerreiro, do conceituado Bordalo II, e de Restless, vencedor do Open Call, que assinará a nova pintura na parede dos Bombeiros Voluntários.
Entre as novidades de 2025 está o Mercado de Autor, que abre espaço para o talento local e nacional. Artistas como Cláudia Pena, A Maria Capaz, Amelie, mon cherie, Elisa Peste, Adamastor Studio e Lu estão confirmados para a mostra e venda de obras.
O grande momento de celebração acontece no sábado, 23 de agosto, com a atuação de A Garota Não e um encerramento em festa com DJ Kwan.
Com entrada gratuita e um profundo compromisso com o território, o Fazunchar 2025 convida todos a participar numa experiência cultural única, onde a arte sai à rua, envolve as pessoas e deixa marcas duradouras. A arte envolve a comunidade, mais uma vez!