"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento de livro "Cenógrafos, Figurinistas e Marionetistas"

O Teatro Nacional São João e a Quinta Parede convidam para a sessão de lançamento de Cenógrafos, Figurinistas e Marionetistas, de José Caldas, no dia 14 de junho, sábado, às 16:00, no Salão Nobre do Teatro São João.

14 Jun 2025  |  16h00

Teatro Nacional de São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto

José Caldas celebra 80 anos, 50 dos quais dedicados ao teatro, com o lançamento de um livro que mapeia o seu percurso e homenageia quem com ele trabalhou. Artista plural, que se desmultiplica em papéis tão diversos como os de encenador, dramaturgo, figurinista, cenógrafo, ator e até mesmo marionetista, é um exímio cultor de um teatro livre, multicultural e multietário.
Cenógrafos, Figurinistas e Marionetistas dá conta da sua prática de miscigenação entre o clássico e o popular, entre Portugal e outros lugares (o Brasil, sempre), entre a literatura ou a poesia e a música. Profusamente ilustrado com desenhos de figurinos, maquetes de cenografia e fotografias dos espetáculos, contextualizados em depoimentos de quem com ele trabalhou, é tanto um livro de memórias como de descobertas. Sinaliza o contributo de José Caldas para a tessitura das transformações do teatro português no último meio século, indissociável do trabalho com inúmeros artistas de outras artes, nesta outra que as convoca todas.
À socióloga Helena Santos, autora do prefácio, cabe a apresentação deste livro.   

Confirme p.f. a sua presença junto de Rosalina Babo (Dept. Relações Públicas), através do telefone 22 340 19 51 (10:00-13:00 e 14:30-18:30) ou do endereço eletrónico relacoespublicas@tnsj.pt
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
108,482,698