Maryam Tafakory inaugura a sua primeira exposição em Portugal, "Which pain does film cure?", na Solar – Galeria de Arte Cinemática, a 12 de julho de 2025.
12 Jul a 30 Ago 2025
Solar – Galeria de Arte Cinemática
Rua do Lidador, n.º 139
Preço
Entrada livre
A partir de 12 de julho, a Solar – Galeria de Arte Cinemática recebe "Which pain does film cure?", a primeira exposição em território nacional da cineasta e artista visual iraniana Maryam Tafakory. Com obras inéditas e já reconhecidas, a mostra reúne instalações “site specific” que abordam de forma crítica e poética temas como o lugar da mulher, o desejo e as contradições da sociedade iraniana. Tafakory, cuja prática se aproxima do ensaio audiovisual e do “found footage”, propõe um olhar atento sobre aquilo que as imagens silenciam.
Paralelamente, o 33.º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema dedica-lhe um programa integral entre 12 e 20 de julho, com sessões de cinema (uma retrospetiva parcial e uma Carta Branca), visita guiada, leitura performativa e conversa com o público.
Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".