Exposições
A última face corada
A exposição “A última face corada”, de Ana Mata, integrada no ciclo “O desenho como pensamento” reúne pintura sobre cobre, matrizes de gravuras com desenhos onde se reconhecem pinturas antigas ou pormenores, de Caravaggio, Botticelli, Fra Angelico, entre outros. A exposição prolonga uma viagem a Florença. No espaço, no tempo e no imaginário da História da Arte - e através da escrita.

7 Jun a 23 Jul 2025
A carta de Florença, escrita pela artista, presente na exposição, narra a história da ida à presença das pinturas e do modo como se transformaram em olhar, através do desenho. Dá-nos também conta de um gesto que quebrou a possibilidade de reprodução das gravuras: a pintura sobre as chapas de cobre, matrizes de reprodução. A última face corada é, assim, a face da pintura: desenho colorido pelo desejo de retomar a força do que é único e se manifesta na Presença, enquanto objecto no espaço e no tempo.
É coerente então que não seja possível fotografar perfeitamente estas pinturas. Ao terem à vista cobre polido, as faces coradas são, também, faces espelhadas. A última face corada torna-se a expressão de um mote de sedução.