"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

O Ancoradouro do Tempo, de Sol de Carvalho

Sessão especial de Antestreia - 50.º Aniversário da Independência de Moçambique -, 25 de Junho às 21h30 no Cinema Nimas, em Lisboa, com a presença do realizador

25 Jun 2025  |  21h30

Cinema Nimas
Avenida 5 de Outubro 42, 1050-083 Lisboa
O ANCORADOURO DO TEMPO, é o mais recente filme do realizador Sol de Carvalho e uma adaptação do livro de Mia Couto, A Varanda do Frangipani. A estreia mundial decorreu no LEFFEST, no passado mês de novembro após a qual marcou presença em diversos festivais.

A antestreia está agendada para o dia 25 de junho, data em que se celebra a independência de Moçambique, e a estreia nas salas de cinema portuguesas para o dia 26 de junho.

O ANCORADOURO DO TEMPO, é um filme com produção da Real Ficção e co-produção com Promarte (Moçambique), Autentika Films (Alemanha), Gamboa & Gamboa (Angola) e Caméléon Production (Maurícias). Um filme rodado na Fortaleza da Ilha de Moçambique com elenco integralmente moçambicano que mostra a beleza de um espaço icónico, declarado Património Mundial da Humanidade.

O filme passa-se em Moçambique e retrata a história de Izidine, um jovem inspector da polícia, é chamado a investigar um crime ocorrido numa antiga fortaleza colonial, que é atualmente um lar. O seu diretor, Vasto Excelêncio, foi morto. Marta, enfermeira, insiste que a investigação seja sobre o verdadeiro crime em questão: o que o lar representa. Izidine confronta-se com um facto insólito, já que todos os idosos confessam ser os autores do crime. Todos têm motivo, pois era frequente sofrerem maus-tratos por parte de Excelêncio. Uma intriga policial onde todos os personagens se consideram culpados, contrariando a habitual declarada inocência na literatura policial ocidental.

Sol de Carvalho refere que “mais do que uma grande responsabilidade é um grande orgulho poder trabalhar ao lado de um escritor como Mia Couto, que tem hoje a visibilidade internacional e artística que o mesmo merece. Ver as palavras do livro A Varanda do Frangipani no grande écran é sinónimo de um extraordinário trabalho que realizámos juntos.”

Mia Couto juntou-se a Sol de Carvalho e juntos deram vida à Varanda do Frangipani. Livro onde navegam palavras como “Lhe conto uma história. Me contaram, é coisa antiga dos tempos de Vasco da Gama. Dizem que havia, nesse tempo, um velho preto que andava pelas praias a apanhar destroços de navios. Recolhia restos de naufrágios e os enterrava. Acontece que uma dessas tábuas que ele espetou no chão ganhou raízes e reviveu em Árvore.”

» Compra de bilhetes online ou presencialmente na bilheteira do Cinema Nimas
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
108,952,743