Teatro
Raquel André e Tonan Quito estreiam "Começar Tudo Outra vez" na Culturgest
Em Começar Tudo Outra Vez, Raquel André e Tonan Quito contam histórias de nascimentos que serão histórias de vida, de morte, de nacionalidades, de sangue, de família, de políticas de natalidade, de políticas de migração que navegam por acontecimentos geográficos, económicos, éticos e sentimentais, que atravessam a utopia de uma nova vida.

25 Jun a 28 Jun 2025
Todas as sessões serão com Audiodescrição e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa e o reconhecimento de palco para pessoas com deficiência visual (cegas e de baixa visão) acontece pelas 20:00 nos dias 25, 26 e 27 de junho e às 18:00 no dia 28 de junho.
O espectáculo de teatro marca a primeira colaboração entre a dupla artística, e parte da pergunta — O que acontece quando alguém nasce?
Em Começar Tudo Outra Vez, a artista e colecionadora Raquel André e o ator e encenador Tonan Quito juntam-se para contar histórias de nascimentos que são histórias de vida, de morte, de nacionalidades, de ancestralidade, de rituais, de políticas de natalidade, e histórias sentimentais que atravessam a utopia de uma nova vida.
Partindo da máxima "É preciso uma aldeia" para criar uma criança, Raquel e Tonan convocam as suas famílias reais — as suas mães, pais, irmãos, irmãs, sobrinhos, filhos, enteadas, amizades próximas —, e as suas histórias pessoais, mas também as suas histórias do teatro para reflectir sobre comunidade, redes de cuidado, o que significa uma família, e como se constrói um amor passo a passo na travessia da vida. Através das arquitecturas familiares criadas pelos seus próprios nascimentos, convidam-nos a sentar à mesa. Dizem: educar uma criança é um ato político.
No espetáculo, os artistas ensaiam as suas famílias e as suas famílias ensaiam uma peça de teatro. Entre a performatividade do teatro e o vídeo, o espectáculo acontece entre o real e ficção criando uma peça que nasce de uma dupla de artistas com modos distintos de fazer e pensar o teatro, e de uma vontade partilhada de transformar a vida em cena. André e Quito tomam o teatro para ensaiar futuros possíveis, entre o pessoal e o político, a ficção e a experiência, a reflexão e o humor.
Começar Tudo Outra Vez de Raquel André e Tonan Quito, é co-criado pelo ator e artista Bernardo de Almeida e o texto é do dramaturgo, poeta e artista André Tecedeiro.
No âmbito da peça, no sábado, dia 28 de junho pelas 21:15 haverá a conversa Antes do Futuro — Uma conversa aberta sobre parentalidade, liberdade e recomeçoscom Tonan Quito, Raquel André e a fundadora da associação O Cordão, Joana von Bonhorst.
A conversa parte de uma iniciativa do Cordão (uma associação sem fins lucrativos, comunidade digital e diário comunitário sobre o processo de ter ou não ter filhos) que reunirá a experiência artística e testemunhos pessoais e coletivos como ponto de partida, explorando as dimensões do desejo, da dúvida e da escolha de ter ou não ter filhos, propomos uma reflexão conjunta sobre os atuais modelos e políticas de parentalidade e cuidado, as pressões sociais, a comunidade necessária e os futuros possíveis. Uma conversa aberta ao público, um lugar de partilha, uma assembleia participativa sobre o que significa recomeçar, cuidar e decidir. A conversa será de entrada livre.
Os bilhetes custam 14€ (ver descontos) e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.
>> Microsite
Sobre Raquel André
É colecionadora, performer, pesquisadora, professora, é artista. Atualmente é doutoranda no Departamento de Estudos Teatrais da Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa com bolsa da Fundação para as Ciências e Tecnologia - uma investigação baseada na sua própria prática artística, orientada pela investigadora Paula Caspão. Em 2016 finalizou o Mestrado em Colecionismo nas Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil, orientado pela artista e pesquisadora Eleonora Fabião. O seu trabalho percorre amplamente a Europa, América do Norte e América do Sul. Partindo de encontros de um para um, Raquel André pretende construir um arquivo do efémero com espetáculos, performances, conferências, livros e exposições.
Sobre Tonan Quito
Ator e encenador, é licenciado pela Escola Superior de Teatro e cinema, onde também foi professor. Começou o seu percurso no grupo de teatro 4º Período – O do Prazer, dirigido por António Fonseca. Teve diversas participações em cinema e televisão e foi cofundador da produtora de espetáculos teatrais Homem Bala e da Companhia Truta. Em 2015, a peça Ricardo III, de Shakespeare, que encenou e onde atuou, foi considerada pela SPA - Sociedade Portuguesa de Autores, como o melhor espetáculo de teatro desse ano.
Direção Artística e Interpretação
Raquel André e Tonan Quito
Co-criação, Edição e Operação de Vídeo
Bernardo de Almeida
Texto
André Tecedeiro
em colaboração com
André Tecedeiro, Bernardo de Almeida, Raquel André e Tonan Quito
Dramaturgia
André Tecedeiro, Bernardo de Almeida, Raquel André e Tonan Quito
Cenário
Fernando Ribeiro
Desenho e operação de Luz
Wilma Moutinho
Produção Executiva e Operação de Legendas
Margarida Botelho
Coprodução
Culturgest, Cine-Teatro Louletano, Teatro Viriato, Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Aveirense, Teatro Cine Torres Vedras, O Teatrão - Oficina Municipal de Teatro