Outras
"Reindeer Age #1" de Bernardo Chatillon
No âmbito do programa de performance "Germinário", comissariado por Rui Horta, a Appleton apresenta Reindeer Age #1 de Bernardo Chatillon.

3 Jul 2025 | 19h00
Reindeer Age investiga o que hoje nos encanta, da poesia ao artifício, dos objectos mágicos aos sistemas ocultos, da distracção inofensiva à dominação. Reindeer Age #1 é o segundo episódio desta série que parte da memória de quando eu era criança e sentia a euforia de ir de férias com os meus pais e, ao mesmo tempo, o medo e a sensação de que as férias poderiam não acontecer.
O que fazer com isto? Será possível perder o vestígio de algo que nunca se perdeu?
Um trabalho sobre a experiência de nunca partir e nunca chegar, sobre uma preparação infinita de tudo o que já não é útil e de memórias que ainda não existem. Uma viagem suspensa que se aloja no corpo, em torno de noções de tempo, estruturas e linhas de texto em movimento, que explora situações inacabadas, dúvidas e novos começos para revelar e comunicar algo que existe, algo que está para vir, porque foi deixado em suspensão.
Para explorar este entrelaçamento de mundos, decidi viver numa autocaravana, inspirado nas reflexões de Carlo Rovelli em A Ordem do Tempo - "Porque nos lembramos do passado e não do futuro?" -, nos exercícios somáticos do poeta CA Conrad, e nas palavras do xamã yanomami Davi Kopenawa no livro The Fall of Heaven.
Ficha Artística
Conceito e coreografia: Bernardo Chatillon
Performers: Bernardo Chatillon e Marc Lohr
Música: Marc Lohr
Desenho de luz e operação Tiago Gandra
Produção estreia: Cláudia Teixeira
Casa de produção: Flamingo Vocation
Apoio à criação: Self-Mistake, Trust Collective, Fundação Calouste Gulbenkian
Apoio à residência: Trust Collective, O Espaço do Tempo
Espetáculo selecionado para: 7ª edição da PT.21 | Plataforma Portuguesa de Artes Performativas / O Espaço do Tempo
Duração: 45 minutos
Classificação etária: M/6
Reservas: appleton@appleton.pt
Entrada livre, limitada à lotação da sala