"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

O País do Vento

Espetáculo pelo Akroama - Teatro Delle Saline, Itália.

25 Jul 2025  |  21h30

Theatro Gil Vicente
Largo Dr. Martins Lima 1, 4750-251 Barcelos

Sinopse
Akroama - Teatro Delle Saline, Itália
Os sonhos de menina de Grazia Deledda e o seu amor juvenil por Gabriele, fantasma que a persegue até às vésperas do casamento com outro homem, estão na origem deste romance delicadamente autobiográfico e fortemente introspetivo, escrito em 1931.

Por detrás do nome de Gabriele esconde-se uma figura real: Stanis Manca, um brilhante jornalista por quem a escritora se apaixonou com toda a ingenuidade e entusiasmo da sua juventude.
Stanis Manca ficou de imediato intrigado com aquela jovem. Quis conhecê-la e, no verão de 1891, foi a Nuoro visitá-la.

Foi um amor epistolar, mas Stanis Manca parece não ter sido particularmente sensível às românticas cartas de Deledda, de tal forma que, passados alguns anos, a correspondência foi interrompida.

É a este amor estranho e atormentado que a Autora se refere neste romance, no qual dá o nome de Gabriele àquele que era amigo de Gabriele d’Annunzio.

Quando a escritora de Nuoro, já laureada com o Nobel e no auge da notoriedade, sente que a sua vida começa a declinar, decide contar a sua juventude, através da metáfora deste romance — talvez com a secreta intenção de esclarecer e pôr em ordem essa extravagante paixão juvenil, com receio de que as suas cartas, caídas nas mãos de desconhecidos, pudessem um dia ser mal interpretadas e manchar a sua imagem de mulher e de escritora. No final do livro, é por isso muito explícita:

«Não pensei em negar, nem sequer em explicar, o meu comportamento daquela época — tanto mais que nem a mim própria conseguia explicá-lo; e se hoje escrevo este livro é para me justificar perante os vivos e os mortos, e sobretudo perante a minha consciência».
Excecionalmente desprovido das descrições paisagísticas presentes noutros dos seus romances, O País do Vento é permeado por um lirismo intenso. O protagonista é o vento, metáfora de um destino que agita e transtorna as paixões humanas, deixando atrás de si feridas profundas.

Ficha Artística:
Texto: Grazia Deledda
Dramaturgia e encenação: Lelio Lecis
Figurinos: Marco Nateri
Espaço cénico: Valentina Enna
Desenho de luz: Lele Dentoni
Elenco: Lia Careddu, Roberta Pasquinucci Cocco, Stefano Cancellu, Simeone Latini, Tiziana Martucci

M/12
>> Bilhetes

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O PROCESSO DO CÃO"

Depois de ter emocionado o Festival de Cannes onde conquistou a Palm Dog, "O Processo do Cão", comédia original, escrita, realizada e protagonizada por Laetitia Dosch, estreia a 10 de julho nas salas de cinema. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,265,806